Megaoperação prende líder de facção baiana em cobertura de luxo em São Paulo

Uma megaoperação policial realizada nesta quarta-feira (14) resultou na prisão de um dos principais líderes de facção criminosa que atuava na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com forte influência no município de Camaçari.

A ação foi coordenada pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e de São Paulo, com apoio da Polícia Civil da Bahia (DHPP) e da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Criminoso vivia em luxo

O alvo da operação foi localizado em uma cobertura de alto padrão com piscina, avaliada em R$ 5 milhões, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. No imóvel, os agentes apreenderam dinheiro em espécie, ouro, celulares e documentos falsos.

Segundo a SSP, o criminoso é acusado de envolvimento com tráfico de drogas e armas, homicídios, sequestros, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores. Contra ele havia três mandados de prisão em aberto.

Histórico de crimes

O homem já havia sido preso em 2017, no estado do Ceará, mas respondia em liberdade. Mesmo foragido, continuava comandando atividades ilícitas ligadas à facção criminosa na Bahia.

A operação de inteligência que resultou na prisão foi resultado de um trabalho de investigação conjunto entre os estados, e é considerada um duro golpe contra o crime organizado que atua na RMS.

Reforço na segurança

As forças policiais reforçam que ações como essa seguem em andamento, com o objetivo de enfraquecer o poder das facções e garantir mais segurança para a população baiana.