Morador de Ipiaú resgata jaguatirica atropelada na BR-330;

Uma jaguatirica foi atropelada por um automóvel na manhã dessa terça-feira (25), na BR-330, trecho próximo ao trevo com a BR-101, no município de Ubaitaba. O animal ficou agonizando no meio da pista e sem conseguir se locomover. O biólogo Jacson Santana Silva, morador de Ipiaú, presenciou o atropelamento e socorreu o animal.

 Ele relatou como fez o resgate. “O carro que atropelou tinha acabado de passar no sentido contrário ao meu. Quando eu vi, estacionei no acostamento, tirei ela do meio da pista, empurrando com um pau até o acostamento e peguei uma caixa que eu tinha no fundo do carro, ai cobrir ela, ai peguei o tapete do carro e coloquei por baixo da caixa. Depois coloquei no fundo do meu carro e levei para a Companhia da PM de Ubaitaba”, relata Jacson.

 

“Quando eu sair de lá (do Quartel da PM), ela estava melhor, já estava sentando, mas não conseguia andar. Acredito que vai sobreviver”, contou o biólogo. De acordo com Jacson, o animal é macho e adulto. A 61º Companhia Independente da Polícia Militar informou ao GIRO que, por volta das 15h, o INEMA já se encontrava na sede da Companhia e que iria levar a jaquatirica para atendimento veterinário em Itabuna e após será encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas de Vitória da Conquista.A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. É um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. É um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.