NA HORA DE DAR REMÉDIO OU INJEÇÃO, PAIS NÃO DEVEM ENGANAR A CRIANÇA

Para a maioria das crianças, adoecer e tomar remédios são incômodos que os pais conseguem administrar sem grandes dramas. Mas, para algumas, a necessidade de ingerir qualquer medicação se torna uma grande batalha doméstica em um momento em que elas já estão fragilizadas.

O pediatra Peter Liquornik , do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), afirma que o primeiro passo é sempre a conversa. “A melhor maneira de administrar o medicamento é ter plena convicção de sua necessidade e explicar isso à criança”, diz.


Alessandra Cavalcante Fernandes, pediatra do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz, também na capital paulista, concorda que a explicação é o primeiro passo. “Em primeiro lugar, tem de tentar conversar, explicar que o remédio é para sarar. Uma criança de três ou quatro anos já entende esse argumento”, afirma.


Caso a criança continue não aceitando, vale usar coisas que ela goste como suporte para o medicamento, como um copo especial ou uma colher diferente. “Tem de ter paciência até encontrar algo que ela aceite”, fala Alessandra.


Para a pediatra, os pais devem evitar oferecer um presente ao filho para que ele tome o remédio. Com essa atitude, os adultos estarão ensinando a criança a sempre pedir um prêmio em troca de algo que ela não quer fazer. “Ela vai aprender a usar essa chantagem para tudo.”