Noleto diz que revezamento da tocha Olímpica é oportunidade de mostrar diversidade cultural.

ImageProxy
 Foto: Fabiana Vieira/SRI

Faltam exatos 337 dias para o início dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Em clima de contagem regressiva, o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Olavo Noleto, destacou nesta quinta-feira (3), que o revezamento da tocha olímpica, tem como objetivo mostrar para o mundo a diversidade cultural do povo brasileiro.

“O melhor do Brasil é o seu povo, a sua diversidade. Nós temos certeza que o esporte brasileiro vai carregar a tocha olímpica de esperança, de muita fé, de muita convicção e muita paixão do povo brasileiro pelo Brasil. Oportunidade única de mostrar o Brasil para o mundo”, disse durante entrevista ao programa Brasil em Pauta da Voz do Brasil.

A chama olímpica será acesa em Olímpia, na Grécia, no dia 3 de maio, e virá para Brasília, de onde seguirá para percorrer 500 municípios brasileiros: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta.

O revezamento será feito, além dos carregadores, por um comboio de veículos. Serão 100 dias até a chegada a cidade sede, no Rio de Janeiro. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.

Durante a entrevista, Noleto enfatizou que 12 mil brasileiros vão fazer parte do revezamento e convidou a população a participar. “Queremos mobilizar as pessoas, crianças, idosos. Queremos contemplar toda a diversidade brasileira”, frisou.

Segundo ele, para participar, basta se inscrever no site das empresas patrocinadoras: Bradesco, Nissan e Coca-Cola e contar por que merece carregar o símbolo olímpico na sua cidade. As melhores respostas serão selecionadas.