NOVO PAPA SE POSICIONA CONTRA O ABORTO E DEFENDE CASAMENTO ENTRE HOMEM E MULHER COMO BASE DA FAMÍLIA

O novo papa Leão XIV, que assumiu recentemente o comando da Igreja Católica, fez nesta sexta-feira (16) sua primeira declaração pública sobre casamento. Em um discurso direcionado a diplomatas de vários países, no Vaticano, o pontífice reafirmou posições tradicionais da Igreja, agradando especialmente a ala mais conservadora.

Leão XIV defendeu o casamento entre homem e mulher como o pilar central da família e o caminho para uma sociedade “harmoniosa e pacífica”.

“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas. Isso pode ser alcançado investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, disse ele.

Durante o pronunciamento, o papa também reforçou a posição da Igreja contra o aborto e defendeu o direito à liberdade religiosa e ao diálogo inter-religioso.

Essa foi a primeira fala pública do papa norte-americano Robert Prevost — agora Leão XIV — sobre o tema do casamento desde que assumiu o papado. Apesar de já ter se mostrado contrário à união entre pessoas do mesmo sexo em outras ocasiões, ele não mencionou diretamente o assunto no discurso desta sexta.

 A fala repercutiu entre líderes católicos e especialistas, sendo vista como um aceno direto à tradição doutrinária da Igreja.