OUTUBRO ROSA: O MÊS DEDICADO À PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, desde 1990 na primeira corrida pela cura em Nova York e desde então promovida anualmente na cidade. A partir de 1997 entidades das cidades vizinhas começaram a promover a atividade voltada ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações, dirigido à sociedade e as mulheres sobre a importância do diagnostico precoce do câncer de mama.

Hoje internacionalmente conhecido, o movimento popular é comemorado em todo mundo. A popularidade do Outubro Rosa alcançou vários lugares de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em luta de uma causa tão importante.
No Nordeste, assim como nas demais regiões do país, continuam elevadas as taxas de mortalidade por câncer de mama. O diagnóstico precoce é um fator importante para prevenir mortes pela doença, o autoexame das mamas é uma forma de identificar irregularidades.
Compreendida em qualquer lugar e claro que em Salvador não poderia ser diferente, acompanhe a agenda referente às atividades do Outubro Rosa:
O Hospital Português (HP), irá promover a II Jornada ao Câncer de Mama, sábado (19), a partir das 8h30, no auditório do Centro Médico HP. O evento é aberto ao público, com objetivo de tirar dúvidas, apresentar as conquistas obtidas com o movimento Outubro Rosa e esclarecendo que o câncer de mama pode ser prevenido e curado. Segundo a especialista do Centro de Oncologia HP, Drª Clarissa Mathias, que participará da mesa redonda sobre “Mitos e Verdades da doença”, o acesso à informação é condição essencial na prevenção do câncer e contribui de forma decisiva para evitar milhões de mortes que ocorrem todos os anos. Durante o evento os 10 primeiros participantes do encontro terão direito a uma mamografia gratuita.
No Teatro Castro Alves, centro da cidade, no dia 23 de outubro, a partir das 21h na sala principal, com as apresentações do cantor Luiz Caldas e no projeto chamado “Mulheres de Luz”, o artista recebe as cantoras, Margareth Menezes, Alinne Rosa, Carla Visi, Rebeca Matta e Kall Medrado. Toda renda será revertida para o Núcleo Assistencial para pessoas com câncer (Naspec), programa que investe na educação e orientação à população sobre a prevenção e o tratamento do câncer. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
O Dique do Tororó será palco da grande Caminhada Outubro Rosa, dia 27 de outubro, com o inicio às 8h, na luta contra o câncer de mama.