PAPA FRANCISCO PODERÁ VISITAR FAVELA DURANTE VIAGEM AO RIO DE JANEIRO

O papa Francisco poderá visitar uma favela durante a viagem que fará ao Rio de Janeiro em julho para participar da Jornada Mundial da Juventude, informaram nesta quinta-feira fontes eclesiais.
A possibilidade foi analisada na reunião que o organizador das viagens do pontifície, Alberto Gasbarri, teve nesta quinta-feira com autoridades do Rio de Janeiro durante sua passagem por algumas favelas da cidade, segundo um comunicado dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho.
“Uma visita a uma comunidade carente também foi sugerida ao Vaticano e está sendo estudada pelo grupo” (que organiza a viagem), segundo a nota.
Gasbarri visitou na manhã de hoje a Quinta de Boa Vista, um parque e atração turística próximo ao estádio Maracanã e no qual será organizada uma Feira Vocacional durante a Jornada Mundial da Juventude.

Durante seu deslocamento à Quinta, o emissário do Vaticano foi conduzido por diferentes favelas da zona norte do Rio de Janeiro, como Mangueira, Tuiuti, Jacarezinho, Mandela, Varginha e outras comunidades pobres no chamado Complexo de Manguinhos.
Todas as favelas pelas quais Gasbarri passou já foram beneficiadas pelo projeto de “pacificação” do Governo regional do Rio de Janeiro.
Entre os bairros que o organizador das viagens pontifícios esteve se destaca o da Mangueira, vizinha à Quinta da Boa Vista e ao Maracanã e uma das mais emblemáticas do Brasil por ser o berço da escola de samba mais popular do Rio de Janeiro.
A Mangueira foi a favela visitada em 1997 pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, durante uma viagem oficial ao Brasil.
Gasbarri iniciou na terça-feira uma visita ao Brasil para definir os detalhes ainda pendentes da participação do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude e outros possíveis destinos do pontífice no país.
De acordo com os organizadores da Jornada mundial da Juventude, a agenda completa da viagem do papa Francisco ao Brasil será anunciada em 7 de maio.
Inicialmente, está previsto que o papa se some aos atos centrais da Jornada, entre os dias 25 e 28 de julho, entre eles uma cerimônia de amparada, um Via-Sacra pelo turístico bairro de Copacabana, uma vigília e a missa de encerramento.
Outras possíveis atividades do pontífice foram abordadas nos encontros que Gasbarri teve esta semana com o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta; com o núncio apostólico no Brasil, Giovanni d’Aniello, e com representantes dos Governos federal do Brasil e regional e municipal do Rio de Janeiro.
Gasbarri também visitou Aparecida, cidade no estado de São Paulo na qual está situado o maior santuário brasileiro e que o papa disse que deseja visitar durante a reunião que teve no mês passado com a presidente Dilma Rousseff.
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores e mais visitados do mundo por se tratar da padroeira do Brasil, o país com maior número de católicos no mundo