Em um dos casos mais curiosos da história policial da Colômbia, um papagaio chamado Lorenzo ganhou os holofotes após ser apreendido durante uma operação antidrogas em Barranquilla, no ano de 2010. O motivo? Ele teria sido treinado para alertar tr4f1cant3s sobre a chegada da polícia.
Segundo relatos da época, durante a ação policial, Lorenzo teria gritado frases como “¡Corre, corre, corre, que te coge el gato!” — expressão popular equivalente a “Corre, senão te pegam!” — chamando atenção dos agentes e levando à suspeita de que o animal fosse parte da estratégia dos cr1m1nos0s.
Além do papagaio, a operação resultou na prisão de pelo menos quatro homens e na apreensão de outros dois pássaros. No entanto, após investigação, a Justiça colombiana concluiu que não havia provas suficientes de que Lorenzo tivesse sido treinado com esse objetivo, e o declarou inocente.
Lorenzo voltou para casa, mas segundo o dono, demonstrava sinais de tristeza e perdeu o apetite durante o tempo em que ficou sob custódia das autoridades. O caso gerou grande repercussão e até hoje é lembrado como um episódio inusitado no combate ao tráfico na Colômbia.