PARTICIPAÇÃO DE JOVENS NA IGREJA CATÓLICA CAI 30,6% EM TRÊS ANOS

Dados revelam ainda que protestantes são mais assíduos nos cultos do que os católicos.
O percentual de jovens, com idades entre 16 e 24 anos, que dizem ser católicos está atualmente em 44,2%, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Data Popular nesta segunda-feira (22). Em 2010, o Censo apontou que 63,7% dos jovens de 15 a 24 anos eram católicos. A queda percentual foi de 30,61%, de acordo com cálculos do vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira
A porcentagem de jovens brasileiros que se declaram católicos sofreu uma queda maior do que a de adultos entre 2010 e este ano. A diminuição entre os jovens foi de 19,5 pontos percentuais e a de adultos com mais de 50 anos foi de 12,1 pontos.
Os dados comparam informações do Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e uma sondagem divulgada nesta segunda-feira (22) pelo instituto Data Popular. A metodologia utilizada nas duas pesquisas é diferente, mas a comparação entre elas ajuda na compreensão da queda nos dois grupos.
Já entre os adultos, o Data Popular aponta participação de católicos era de 59,7%. Em 2010, o IBGE mostrou que esse grupo representava 70% dos adultos.
De acordo com Renato Meirelles, presidente do Data Popular, o foco principal da visita do papa ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude é tentar conquistar uma parcela da população que está afastada da Igreja Católica, seja porque está seguindo uma outra religião, ou por não ter uma.
Outro dado que a pesquisa divulgada hoje revela é que os católicos são proporcionalmente os que mais se ausentaram das missas, cultos e eventos no espaço religioso. Entre os católicos entrevistados, 48% disseram não ter isso à igreja nem mesmo uma vez no mês anterior. Já entre os protestantes, esse índice cai para 14%.
A pesquisa do Data Popular foi realizada no mês de maio de 2013 com 1.501 pessoas em cem cidades brasileiras (Brasil Urbano), de todas as regiões do País.