PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE VALENÇA ESTÁ ABANDONADO

Patrimônio histórico de Valença está abandonado
Eles foram criados com o propósito de promover o desenvolvimento da cidade, mas por falta de planejamento ou mudança de governo acabaram se tornando prédios abandonados. Entre os equipamentos públicos pertencentes à prefeitura de Valença, imóveis que servem como prefeitura, Câmara de vereadores, Teatro municipal e até o primeiro Banco de sangue do Brasil estão hoje abandonados, degradando o espaço urbano.

E os transtornos que a inutilização por falta de manutenção dessas edificações causam à sociedade vão além da poluição visual. Além do desperdício de se ter um prédio público abandonado, o impacto no entorno pode atingir várias quadras. Além da desvalorização financeira da área em que estão situadas, essas estruturas oferecem riscos a quem transita ou trabalha no local. Em alguns casos nem mesmo uma simples reforma no telhado ou uma pintura na fachada é realizada há décadas. Muitos desses prédios são privados, mas ainda assim cabe ao poder público cobrar a manutenção dos mesmos.

Exemplos


Transitando pelo centro da cidade, a reportagem identificou pelo menos quatro imóveis que estão abandonados ou sem qualquer tipo de manutenção. É o caso da Câmara de Vereadores, prédio construído em 1849, pelo Capitão-Mor Bernardino de Sena Madureira (Comendador Madureira), a qual teve suas vidraças quebradas durante um ato de vandalismo em 2011 e até hoje não passou por nenhuma reforma. Nas paredes as infiltrações e arbustos predominam. Outro caso é o do prédio da Recreativa, localizada na Praça Ademar Braga Guimarães, uma das mais imponentes construções do município, está hoje caindo aos pedaços e oferece riscos a quem trabalha no local.

Nossa equipe passou ainda pela Prefeitura Municipal e pelos casarios da Praça da República e outros locais da cidade onde não foi difícil encontrar as cenas de abandono. Alguns totalmente destruídos, restando somente a fachada. Muros, pilastras, postes e colunas com rachaduras, tubulações entupidas por raízes, postes de iluminação tomados por ervas daninhas e passeios completamente destruídos. Essa é a imagem da Valença atual. Ainda Hoje