PICOLÉ DE CAPIM SANTO FAZ SUCESSO EM VALENÇA

O chá de capim santo é conhecido por suas propriedades no combate à insônia, ou como sedativo e até diurético. Em Valença, no litoral baiano, a tradicional bebida foi acrescida de pasta base para sorvete e virou um dos picolés que mais vendem em uma pequena sorveteria da cidade. Entre 40 sabores, cerca de 350 unidades são vendidas diariamente da novidade. A procura tem sido tanta que quando está em falta, garante o dono, as crianças chegam a fazer “bico” na porta do local.  “É um dos que a criançada mais gosta. Já tentei ver se descobria, mas ate agora não sei o motivo”, conta Washington Pelegrini, que há 12 anos toca o negócio juntamente com a esposa e um funcionário. “A embalagem é colorida, não sei se isso atrai as crianças. Eles gostam tanto que tem um garoto aqui que quando não tem ele faz um bico que não tem tamanho”, conta o pequeno empresário. Segundo Pelegrini, a receita simples e rápida pode ser reproduzida em casa sem dificuldades. A única ressalva fica com relação à procedência do capim. “Tem que ter um capim plantado em local seguro, longe de animais, por exemplo, uma planta bem limpa”, explica. Confira  o modo de preparo.
Ingredientes (para cerca de 20 picolés)

Dois litros de água; 100 gramas de capim santo; 400 gramas de açúcar; 20 gramas de liga neutra (produto vendido em casa de sorveteiro); suco da metade de um limão.
 
Preparo:
– Cozinhe o capim com a água até ferver. Depois, deixe o chá em infusão por cerca de 20 a 30 minutos.
– Em seguida, coloque em local arejado para o líquido esfriar
– Depois, coe o chá e acrescente as 400 gramas de açúcar
– Na sequência, bata tudo juntamente com a liga neutra, por cerca de cinco minutos. No final é só acrescentar o suco de metade de um limão (para dar um sabor cítrico ao picolé) e colocar na forma. Depois, é só monitorar até que o picolé fique no ponto para ser removido da forma.