Treze pessoas foram presas, quatro delas já estão em presídios baianos, suspeitas de participar de nove homicídios ocorridos nos últimos dois anos, além de roubos e tráfico de drogas, em Salvador. Foram apreendidos dois quilos de drogas (entre cocaína, crack e maconha), um revólver, um carregador de submetralhadora 9mm municiado e seis balanças.
A quadrilha foi desarticulada pela Operação Rio da Prata dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Narcóticos (Denarc), para cumprimento de 17 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. Apontado como o líder da quadrilha, Durval Vilas Boas Barbosa, o “Miranda”, está no Conjunto Prisional de Feira de Santana, desde julho de 2012, ocasião em que figurava como o 10 de Copas, no Baralho do Crime. Ivan Carlos Silva Lacerda se encontra no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, Émerson dos Santos Cruz, o “Bido”, e Raimundo de Oliveira Moreira, o “Duda”, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na capital.
Duda é um dos mandantes do duplo homicídio contra dois traficantes do Amazonas, ocorrido na Praça da Piedade, no dia 8 de maio deste ano, e que teve como mandante o traficante “Val Bandeira”, que cumpre pena na Unidade Especial Disciplinar (UED), na Mata Escura.Débora Vilas Boas Barbosa, a “Fofa”, de 30 anos, irmã de Miranda, tentou fugir do cerco policial, mas foi capturada no bairro do Lobato. De acordo com o diretor adjunto do DHPP, delegado José Bezerra, que apresentou o resultado da operação, na manhã desta segunda-feira, 9, Miranda passou, após sua prisão, a liderar o bando por intermédio da irmã, considerada o seu braço direito.
Os policiais prenderam também a traficante Daiane França dos Santos, 29, e sua mãe, Ana Cristina de Sena França, 50, flagradas, na Liberdade, com oito trouxinhas de cocaína, 252 porções de maconha e cinco munições calibre 380. Também na Liberdade, Willer Reis dos Santos, o “Tchola”, foi preso com 76 pinos de cocaína e um saco contendo a mesma droga, além de 60 pedras de crack. Todos foram encaminhados para o sistema prisional
A policia apreendeu na casa de Adriano Martins Vidal, o “Jack”, que fugiu ao perceber a chegada dos policiais, uma arma calibre 32, um carregador de submetralhadora 9mm, 286 pedras de crack, 28 trouxas de maconha e 23 porções de cocaína. Além de Jack, outros quatro criminosos já estão com prisões preventivas decretadas e continuam sendo procurados.
Mais quatro pessoas foram presas por força dos mandados: Rodrigo dos Santos Cruz, o “Chuck”, 22, Flávia Rose Pina Barbosa dos Santos, 30, e Alan Oliveira Sandes, o “Jerry”, de 25, todos na Liberdade, além de Helenílson Barbosa Machado, o “Bago”, no Jardim Cajazeiras. (ATarde)