POR MULHERES LIVRES DA VIOLÊNCIA, DO RACISMO E TODAS AS FORMAS DE OPRESSÃO

Essa é a mensagem da Vigília Feminista pelo Fim da Violência contra as Mulheres, no dia 25/03, na passarela do Iguatemi
De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, em uma lista com 84 países, o Brasil está em 7º lugar nas taxas de homicídio feminino. A Bahia, por sua vez, ocupa a 6ª posição do ranking nacional de homicídios de mulheres, com taxa de  6,1 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres.  Dos 50 municípios brasileiros em que mais se matam mulheres, 22 são municípios baianos.

O número de assassinatos é a expressão mais dramática da situação de violência e opressão a que as mulheres baianas estão submetidas nos mais diversos aspectos de suas vidas. Atendimento precário nos serviços de saúde, trabalho informal sem acesso a direitos, baixa representação na política, insuficiência de creches públicas, fundamentalismo religioso, criminalização do aborto, racismo e violência policial também são violações de direitos enfrentadas pelas mulheres que ameaçam a autonomia e a liberdade das mulheres e exigem ações contundentes por parte da sociedade e do Estado.
Para alertar a sociedade para a gravidade desses problemas e divulgar caminhos para busca de apoio às vítimas de violência, grupos do movimento de mulheres de Salvador e Lauro de Freitas realizarão a Vigília Feminista pelo fim da Violência contra as Mulheres. A Vigília acontecerá no próximo dia 25/03 (terça-feira), às 16h, na segunda passarela do Iguatemi.
Serviço
O quê:Vigília Feminista pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Quando:25/03/14, às 16h
Onde:Passarela do Iguatemi
Contatos:
Marta Leiro: (71) 8796-7261
Maria Helena Souza: (71) 9146-7765
Bice Kalil: 9721-7441