PRAÇA DE PEDÁGIO SERÁ INSTALADA ENTRE OS DISTRITOS DE NOVOLÂNDIA E “CORTE DE PEDRA”

A publicação do Edital da III fase da terceira Etapa de Concessão da Rodovia BR 101, que visa privatizar o trecho entre o entroncamento de Feira de Santana e sul do estado, no qual está o território da cidade de Teolândia. O feito irá impactar a economia local, tanto com a possível geração de emprego, quanto com o ônus que acarretará aos usuários da via. 

Conforme contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Arautos de Teolândia, obteve informações de que a praça de pedágio nº 3, denominada “Teolândia/Presidente Tancredo Neves”, será instalada no Km 334 da Rodovia BR 101. O referido local é o longo trecho em reta entre os distritos de Novolândia (Teolândia) e Corte de Pedra (Presidente Tancredo Neves), propício para a construção da praça, pois dispõe de área lateral e longitudinal para a instalação da estrutura necessária. 

O órgão informou ainda que de acordo com os estudos de viabilidade econômico-financeira realizados, a tarifa máxima estabelecida no Edital de concessão para o trecho é de R$ 11,00 a preços de Maio de 2012. Essa observação final parece deixar margem para possíveis reajustes desse teto, já que de maio para cá o real perdeu valor, com a alta do dólar. 

Todavia é necessário deixar claro que o teto é o ponto de partida para a disputa por parte dos arrematantes interessados, o que poderá derrubar o preço, caso haja mais de um interessado. Isso poderá acontecer através dos lances propostos, sendo declarado o vencedor, aquele que oferecer o menor preço pelo serviço, além de atender a outras exigências do Edital. O leilão que marcará este feito está previsto para acontecer no próximo dia 23 de outubro. 

Essa, portanto é uma novidade que trará ônus e bônus, sendo este, a esperada melhoria das condições de tráfego da via, e aquele, o aumento dos custos operacionais de deslocamento entre as cidades de Presidente Tancredo Neves e Gandu, por exemplo. É importante ressaltar também o impacto nos custos de transporte para demais cidades como Valença e Santo Antonio de Jesus, rota muito acessada pelos moradores da região.

(Fonte: Arautos de Teolândia)