Prefeitura de Presidente Tancredo Neves através da SEDPLAM, substitui árvores antigas por novas espécies

A Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Planejamento e Meio Ambiente – SEDPLAM, com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (SEINFRA), está realizando a supressão de Fícus em canteiros públicos.
As espécies de Fícus são exóticas, originárias da Ásia, da família das figueiras e, por mais que pareçam inofensivas, suas raízes podem alcançar um diâmetro de até 60 metros, abrangendo um raio de 30 metros. Seu plantio é proibido em diversas cidades haja vista que podem causar muitos estragos por conta de suas raízes agressivas e sombreamento, tais como:
– Rachaduras em muros, casas;
– Condenação de obras;
– Destruição de passeio, meio fio, calçada;
– Interferência na rede elétrica;
– Obstrução de tubulações, causando entupimento nas redes de esgoto, inclusive domésticas;
– Dificuldade de desenvolvimento de espécies de plantas e até mesmo gramas por conta da sombra.
Desde 2019, a SEDPLAM vem realizando ações cautelosas para substituição dos fícus benjamina que envolve desde plantios de espécies menos agressivas, tais como: cassia fistula (chuva-de-ouro/ cássia imperial) e ipê, à remoção das árvores danosas.

Quer obter informações a respeito da arborização da cidade? Entre em contato com a SEDPLAM através do número (73) 98174-9365.
#vamosflorirnossacidade?
Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves
Terra da Prosperidade