PTN: CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL ESTAVA IMPOSSIBILITADA DE ESTUDAR, ENTENDA

Foto: PTN NEWS

Do PTN NEWS 

Isabele  de Sete anos filha de  Núbia de Zaca como é popularmente conhecida, ambos moradores da região de Marcelo próximo ao Distrito de Corte de Pedra.


Isabele é portadora de necessidade especial, sofre de paralisia cerebral, e vem recebendo o tratamento e acompanhamento médico.  No entanto de acordo a recomendação medica, Isabele precisa frequentar uma unidade educacional, fato que vinha acontecendo ate o ano de 2013. Com esta necessidade de frequentar uma escola surge uma segunda precisão, o transporte escolar, fato que não é tão difícil de resolver basta uma boa vontade das Secretaria Municipal de transportes e infraestrutura do município de Presidente Tancredo Neves.
Foto: PTN NEWS


Núbia precisa ver sua filha feliz, e sem a angustia de todas as manhãs dizer que ela não irá à escola, por falta de manutenção em um pequeno trecho de aproximadamente dois quilometro de estrada. Inconformada com esta situação, desde o inicio do ano, antes mesmo de começara as aluas, Núbia foi em busca de solução para o problema, “Transporte” que até o momento não foi solucionado.  

Vale aqui citar a Lei  8.069 que diz o seguinte:        

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Sabedora dos seus direitos e deveres, Núbia procurou meios de tornar publico o seu problema. Procurou o repórter  do Ptn News, e fez o seu relato: cansada pela busca de solução imediata, que seria: “mandar uma maquina para fazer a estrada e jogar um cascalho para que o transporte escola de uma região vizinha pudesse ter acesso a casa de Isabele, assim far-se-á o  transporte junto com a sua mãe, por conta dos cuidados.  

Foto: PTN NEWS


Ainda diz que sentiu-se lesada nos seus direitos ao procurar as  partes mencionadas (secretarias) que segundo a mesma estão “fazendo pouco caso” em resolver a situação, ela porem já fora até o Conselho Tutelar e estes já estiveram vários encontro com o Secretario dos Transportes , que diz: o único problema é a estrada.

Há, portanto uma motivação por parte dosa familiares,  acionar a promotoria pra que seja movido uma ação em prol da resolução deste problema, haja visto que o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) em conformidade com a lei  Nº 8.069 de Julho de 1990 que diz:

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Aos órgãos competentes e responsáveis, uma atitude pode mudar todo desfecho da história.

Foto: PTN NEWS
A redação do PTN NEWS fez contato com a diretoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves, onde foi enviada a seguinte nota de esclarecimento.
Nota de Esclarecimento
Em virtude do problema relatado pela família da Senhora Nubia de Zaca, que, possui uma filha com deficiência e necessita levá-la para escola por recomendação médica, e, estava impossibilitada por falta de transporte e falta de estrada de qualidade.
A Prefeitura informa que o problema já foi sanado. 
O Setor de Transporte cujo responsável é o senhor Caroba disponibilizou o carro da Ronda Escolar para realizar o transporte da criança até que o programa de revitalização das estradas contemple a região do Marcelo e o transporte escolar possa ter acesso a região.
Em contato com o Secretário Clóvis Bruno foi esclarecido que os trabalhos estão intensificados na região do Julião de Corte de Pedra, e que, a região do Marcelo está no planejamento e será contemplada conforme o planejado.
É importante Salientar que o Programa de revitalização das estradas visa contemplar todas as estradas deterioradas do município, o trabalho é árduo e demorado, pois, será feito um serviço de qualidade em todas as regiões.