PTN: Em Busca de Justiça, o sofrimento da família de Maria

No dia 19 de dezembro de 2023 Maria de Jesus Santos, 38 anos realizou uma cirurgia de histerectomia (remoção cirúrgica do útero), no  Hospital Gonçalves Martins por volta das 14hs, após a cirurgia a paciente apresentou incontinência urinária, e ao cair da noite  percebeu que a sonda havia se desprendido do corpo, ao acionar o médico responsável, foram informadas de que a situação era normal dentro do quadro em que se encontrava, e que se após quatro dias  após a cirurgia se a incontinência persistisse, a paciente deveria acionar o hospital, assim sendo, recebeu alta no dia seguinte. 

Em casa, o quadro de Maria piorou radicalmente, relata a família, após tentar contato com o hospital e não ter sucesso imediato o quadro de Maria se agravou,  nove dias após a alta hospitalar, foi possível marcar uma nova consulta após inúmeras tentativas. 

O médico que realizou a cirurgia de Maria esquivou-se  da realização de uma nova consulta para a avaliação, sendo assim um novo médico atendeu Maria, e solicitou novos exames, que constatou uma fístula vesicovaginal (resultam principalmente de lesões obstétricas e lesões iatrogênicas decorrentes de cirurgias ginecológicas, principalmente aquelas que ocorrem durante a histerectomia abdominal, vaginal e/ou laparoscópica). Maria foi medicada e retornou para casa, no entanto no mesmo dia Maria teve complicações e foi internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães em Presidente Tancredo Neves-Ba, cidade onde residia, a paciente recebeu atendimento e ficou internada alguns dias. A família por sua vez, retirou Maria do hospital local, e levou para o hospital onde fez a cirurgia para dar continuidade ao tratamento.

Maria deu entrada no hospital  Hospital Gonçalves Martins, Nazaré das Farinhas, foi atendida e medicada, uma interveção cirúrgica de emergência era necessária para correção, no entanto a disponibilidade da Unidade hospitalar para realizar o procedimento seria na terça-feira (29), devido o estágio avançado de da infecção cirúrgica realizado anteriormente Maria foi a óbito no sábado 27/01 ás 13h00.

A família busca justiça por Maria em meio ao descaso ocorrido, chama a atenção das autoridades para solucionar o caso, e evitar novas situações como essa. 

A situação é muito difícil e a busca por justiça é fundamental. É importante que as autoridades estejam atentas e trabalhem para solucionar o caso, garantindo que situações como essa não se repitam. A família de Maria merece todo o apoio nesse momento. É importante que as vozes dos familiares sejam ouvidas e que a justiça seja feita. A perda de um ente querido é algo insuportável, e é crucial que as autoridades atuem de forma eficaz para trazer paz e justiça à família de Maria.

 

A equipe PTN News se solidariza com familiares e amigos da vítima. 

 

A redação do PTN News está aberta para que o Hospital Gonçalves Martins possa enviar uma nota referente a esse caso.