Pela primeira vez os candidatos ao governo do estado devem se encontrar em um debate nesta quinta-feira (17). Porém, dos seis postulantes o que ainda não confirmou presença é o petista Rui Costa. O tema é tido como o “calcanhar de Aquiles” do governo Jaques Wagner, a Segurança Pública. A discussão será realizada na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), às 19h.
Sem a presença do petista, os postulantes ficarão mais à vontade para mostrar à sociedade o que acreditam ser deficiência do sistema no estado sem que o candidato da chapa governista possa rebater as críticas. Em nota a assessoria do petista diz “que Rui não mediu esforços para reconciliar compromisso estratégico de campanha, marcado há 45 dias, com a pauta da Universidade, porém não conseguiu”. O evento em questão não foi informado.
O evento é promovido pelo Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Faculdade de Direito e será coordenado pela professora Ivone Freire Costa, coordenadora do Mestrado Profissional em Segurança Pública Justiça e Cidadania. Será mediado pelo professor Júlio César de Sá da Rocha, vice-diretor da Faculdade de Direito da UFBA.
Além do debate à noite, os concorrentes continuam suas atividades em busca de apoios durante o dia.
A senadora Lídice da Mata (PSB) já antecipou o que pretende levar à discussão. “Mais investimentos em ações preventivas, na educação e em programas sociais. E também em tecnologia e inteligência, valorização dos policiais e no diálogo aberto com a polícias Civil e Militar”. Pela manhã, a socialista se reúne com assessores de campanha.
Marcos Mendes (Psol) passará o dia se preparando para o debate. Ainda concede entrevista à uma TV local. Mendes vai se basear nos temas que envolve a discussão: relações entre segurança pública e justiça criminal; sistema prisional, qualidade da democracia e confiança nas organizações de segurança pela comunidade baiana e modelos de gestão, financiamento e formação das policiais na Bahia.
O demista Paulo Souto também passa o dia reunido com a equipe de campanha para à noite participar do debate. Renata Mallet (PSTU) não terá agenda durante o dia. Rogério Da Luz (PRTB) recebe em seu comitê político os presidentes dos diretórios municipais durante a tarde. Rui tem encontro com lideranças políticas de Salvador e interior durante a tarde.