Salvador concentra mais de 53% dos casos de microcefalia na Bahia, diz Sesab

aratu-online-bahia6-840x400
Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Saúde da Bahia atualizou na noite desta segunda-feira (14) o número de casos de microcefalia no Estado. Os números apontam que, até o último dia 12, foram notificados 180 casos suspeitos. Todos ocorreram em 42 municípios, tendo Salvador registrado 97, o equivalente a 53,8% do total de notificações. Um caso entra na lista de suspeitas quando o perímetro cefálico é menor ou igual a 32 centímetros.

Ainda de acordo com a Sesab, dentre os 180 registros, foram notificados seis mortes nos municípios de Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1) e Itabuna (1), porém não consta a informação do perímetro cefálico.

Combate
O neuroepidemiologista americano, James Sejvar, do Centers for Diseases Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, estará em Salvador. Na oportunidade, será realizada uma palestra no auditório da Fiocruz, em Brotas, sobre as investigações em curso dos agravos associados ao zika, chikungunya e dengue.

Na quinta-feira (17), o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se reúnem com os prefeitos dos municípios com maior incidência de zika, chikungunya e dengue.

Na semana passada entrou em funcionamento o Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia. O objetivo é atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico baiano e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. (aratu online)