SALVADOR FICA TODA VERDE, AMARELA E LARANJA PARA ABERTURA DA COPA

Aos poucos, a “invasão holandesa” começa a dar as caras em Salvador. São esperados 3 mil holandeses para a estreia da equipe, nesta sexta-feira, na Arena Fonte Nova. Conta a Espanha, a Holanda revive a final da Copa 2010. Em menor número, os espanhóis também já são vistos pelo centro histórico de Salvador, tomado de verde e amarelo, com vários blocos laranja.
Com as camisas tradicionais da Holanda, os torcedores estão espalhados pelos pontos turísticos da cidade. Nesta sexta-feira eles prometem ocupar o centro histórico de Salvador, e, por volta das 13h, vão seguir a pé até o estádio. Antes, terão à disposição um ônibus e dois DJs vindos diretamente da Holanda. A concentração será no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. “Nosso sentimento é positivo. Estamos no país do futebol e sabemos celebrar”, disse Judith de Frel, coordenadora de torcida e fãs da Federação Holandesa de Futebol.

Pelo menos 25 carros, embarcados da Holanda para Nova York, também são esperados. “O pessoal está viajando há 3 meses, pela estrada, por toda a América Latina”, disse ela.
Para o casal Giza Cerqueira e Pascal Brouha, a Copa do Mundo foi é um momento único. Ela é brasileira, ele, holandês. Ambos vivem em Den Bosch, ao sul de Amsterdã. Giza o conheceu em 1995, em um intercâmbio na Europa. Namoraram à distância, até oficializarem a relação, há 11 anos.
Eles têm três filhos holandeses, que também vieram ao Brasil para a Copa. “Só temos ingressos para nós, as crianças vão ficar com a minha mãe”, disse ela. Brohua, que é torcedor do PSV, afirmou que a Copa no Brasil, com a Holanda jogando em Salvador, é especial. “Nunca imaginei que um dia viesse aqui ver um jogo da Copa”, disse ele, que anualmente visita a cidade.
Giza afirmou gostar muito do clima de Copa do Mundo, principalmente, da movimentação dos torcedores. “Vem gente do mundo todo para cá. A cidade fica com um clima diferente”, afirma.
Aliás, para os próximos dias, o Pelourinho vai receber os turistas com uma programação de festa de São João, tradicional em todo o nordeste brasileiro. Está sendo montado um palco e várias atrações musicais locais vão passar por lá.