SAMU 192 ESTÁ CHEGANDO A VALENÇA

O governo de Valença está finalizando os preparativos para receber na próxima semana duas ambulâncias do Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com a secretária municipal de Saúde, Viviane Oliveira, a prefeitura já concluiu as obras de adequação onde será a base do equipamento na cidade, localizada no bairro da Bolívia.
Serão duas ambulâncias com características diferentes. A primeira, chamada de      “básica”, terá equipamentos de atendimento emergencial e fazem parte da equipe de socorro: condutores e técnicos em enfermagem. A segunda ambulância, denominada de “avançada”, além dos condutores, técnicos de enfermagem e enfermeiros capacitados, possui UTI,  que deverá funcionar com uma equipe  de seis médicos que irão trabalhar 24 horas em regime de turno.

FUNCIONAMENTO 

Viviane alerta que para o funcionamento do SAMU, existe a necessidade da implantação do link para que o cidadão possa utilizar o 192. Esta tarefa é de responsabilidade do estado e técnicos da Operadora OI virão a Valença para acionar o sistema que será monitorado através da regulação em Ilhéus.
  A implantação do SAMU passa ainda por outras etapas. As ambulâncias chegam aos municípios sem os equipamentos. As prefeituras precisam licitar e realizar a compra destes. Além, disso, existe a contrapartida das prefeituras. O governo federal entra com 50%, o estado com 30% e os municípios com 20% dos custos dos serviços.
De acordo com cálculos dos técnicos, o funcionamento do Samu exige aporte mensal de recursos de cada município na ordem de R$ 5 mil para o “básico” e R$ 60 mil para o “avançado”. O desafio do governo de Valença  agora é a contratação de novos médicos para atender ao sistema. Vale ressaltar que os médicos do Programa Mais Médicos estão impedidos de trabalhar em outros locais, inclusive em atendimentos como o do Samu.
Além de Valença, os municípios de Cairu, Gandu e Teolândia solicitaram o serviço 192. Cada município terá que cumprir as exigências relacionadas acima.
 O SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. 

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. 


Ascom – Governo de Valença