STJD confirma que São Paulo pode até ser rebaixado por caso Iago Maidana

thumb24533329

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou nesta sexta-feira que o São Paulo pode até ser rebaixado pela contratação do zagueiro Iago Maidana. O descenso seria a punição máxima. As mais brandas seriam uma advertência ou uma multa. O clube também poderá ser impedido de contratar jogadores na janela de transferências e até perder pontos.

“Inegável que houve uma ampla intermediação da Itaquerão Soccer nas transferências do atleta Iago, não sendo apresentado por nenhum dos denunciados, qualquer documento informando os pagamentos realizados à mencionada empresa, o que contraria a regra nacional e internacional. Portanto, por sonegarem informações exigidas na nossa legislação, os quatro denunciados praticaram infração”, disse texto do documento do STJD.

O São Paulo, segundo o texto, praticou a infração prevista no artigo 191, II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Segundo o artigo 34 do Regulamento Intermediário da CBF, “o clube infrator de normas submete-se à aplicação das sanções, de forma separada ou cumulativa”.

Além da advertência e uma multa, o São Paulo poderia sofrer uma “suspensão de registros de novos jogadores por até 1 (um) ou 2 (dois) períodos anuais ou janelas de registros”, “dedução de pontos” e “rebaixamento para divisão imediatamente inferior a que estiver disputando quando do trânsito em julgado da decisão”.

Na semana passada, a Procuradoria da Justiça Desportiva recebeu um dossiê sobre a transação envolvendo o jogador. O órgão disse, na ocasião, que estava avaliando a documentação encaminhada pela CBF e identificando condutas e sanções previstas em normas nacionais e internacionais.

O zagueiro Iago Maidana, de 19 anos, foi contratado pelo São Paulo no dia 11 de setembro por R$ 2,4 milhões, depois de ser comprado do Criciúma por R$ 800 mil e passar dois dias registrado em um clube da terceira divisão de Goiás, o Monte Cristo. (UOL)