TRÊS MUNICÍPIOS DO BAIXO SUL COMEMORAM HOJE 25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

O município de Presidente Tancredo Neves teve seu nome em homenagem ao então Presidente Tancredo Neves. Antes chamada de Itabaina, a cidade ainda tem fortes ligações com Valença, a qual pertencia antes de sua emancipação. Entre os principais pontos turísticos estão as cachoeiras da Roda Dágua, Três Saltos  e a Cachoeira Alta. As festas juninas, a festa do padroeiro da cidade, São Roque, em agosto também atraem muitos turistas e movimentam a cidade. Quem nasce na localidade é tancredense.
Piraí do Norte é uma cidade que cativa pela simplicidade do seu povo hospitaleiro. Sua principal fonte de renda é a cultura do cacau. Antiga Capela do Rio do Peixe, o município deve seu surgimento a escolha de sua área como ponto de parada das tropas que faziam o transporte de mercadorias diversas oriundas das cidades situados no litoral.
Igrapiúna é uma das localidades mais antigas da região, que teve como núcleo inicial uma aldeia de catequese jesuítica. A origem do nome é indígena e significa “casa preta” ou “canoa de casca”. Entre as atrações turísticas estão o Povoado de Pinaré, com balneário; a Ilha de Âmbar, a Ilha do Tubarão/Ponta do Tubarão, a Ilha do Papagaio. Destaque para o artesanato regional (peças de cerâmica, cestas e peneiras de cipó, artigos de croché e rendas de bilro).
Outras onze cidades da Bahia também comemoram 25 anos de emancipação nesta segunda. São elas: Ponto Novo, Nova Redenção, Novo Triunfo, Araçás, Banzaê, Feira da Mata, Caraíbas, Sítio do Mato, Jucuruçu, Vereda e Iuiu.
Magno Jouber/PTNNEWS