VALENÇA: CIDADÃO MORRE APÓS INGERIR CHUMBINHO

Faleceu no inicio da  tarde desta terça (05/11), o cidadão Djalma dos Santos Barnabé, 31 anos, conhecido por “Djalminha do Baratão”. O mesmo na tarde desta segunda-feira (04/11), por volta das 16h, fez o uso de (chumbinho) substância pronta usada para matar ratos.

Djalminha” foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro de Valença, sendo realizado uma lavagem gástrica com carvão ativado, devido à quantidade de “chumbinho” que ingeriu.

A vítima aguardava durante toda manhã uma transferência para o HRSAJ, mas não resistiu, vindo a óbito. O corpo de “Djalminha” foi encaminhado ao IML de Valença para ser necropsiado.

Enquanto ainda não se sabe os motivos que o fizeram tomar esta decisão. A família e amigos estão chocados com uma decisão tão forte de chegar ao ato de tirar sua própria vida. “Djalminha” deixa a esposa e dois filhos.

Saiba Mais


O que é Chumbinho? 

É um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. 

Do que consiste o ‘chumbinho’? Qual a sua origem? 

Trata-se de venenos agrícolas (agrotóxicos), de uso exclusivo na lavoura como inseticida, acaricida ou nematicida, desviado do campo para os grandes centros para serem indevidamente utilizados como raticidas. Os agrotóxicos mais encontrados nos granulados tipo ‘chumbinho’ pertencem ao grupo químico dos carbamatos e organofosforados, como verificado a partir de análises efetuadas em diversas cidades do país. O agrotóxico aldicarbe figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50 % dos ‘chumbinhos’ analisados. Outros agrotóxicos também encontrados em amostras analisadas de ‘chumbinho’ são o carbofurano (carbamato), terbufós (organofosforado), forato (organofosforado), monocrotofós (organofosforado) e metomil (carbamato). A escolha da substância varia de região para região do país. 
Nas Malhas da Lei