VALENÇA: CRECHE CASINHA FELIZ É REFORMADA E ENTREGUE À COMUNIDADE DA BOLÍVIA

A prefeita Jucélia Nascimento reinaugurou nesta sexta-feira (04) a Creche Casinha Feliz, localizada no bairro da Bolívia. Agora em novas e confortáveis instalações, cerca de 160 crianças com idades entre dois e cinco anos estão recebendo atenção dos monitores nos turnos matutino e vespertino. A atual gestão encontrou a creche em estado deplorável, realizando uma completa reforma, inclusive com a troca do telhado. 

O equipamento, que era particular, através da direção do Grupo de Ação Comunitária e recebia contrapartida da prefeitura, contou com a sensibilidade da prefeita Jucélia, que autorizou à Secretaria de Educação assumir toda a responsabilidade da sua gestão.


Perguntada sobre como se sentia ao reinaugurar a creche, Jucélia respondeu: “Qual gestor não se sentiria feliz em ver crianças felizes e saber que tudo isso se deve ao compromisso de melhorar a vida dessas pessoas”? Na oportunidade a prefeita anunciou a conquista de mais cinco creches para Valença através do programa PAC Pró-infância, do Governo Federal, sendo que duas já estão autorizadas e outras três aguardando aprovação do Ministério da Educação.
Para a secretária de Educação, Tânia Argolo, a reforma da creche foi mais um desafio vencido. “São famílias que estão sendo beneficiadas com a creche e contamos com o grande trabalho da Secretaria de Infraestrutura, que dedicou atenção especial para esta reforma”. O ex-secretário, Josival Lemos ressaltou a importância da creche para a comunidade da Bolívia. “Esta comunidade merecia este espaço”.

Para o secretário de Infraestrutura, Jailton Azevedo, existe uma demanda muito grande por obras no município. “Todas as creches e escolas da nossa cidade estavam em estado precário. Vocês precisavam ver como estava isto aqui antes”. De acordo com o secretário, foram reformados ou estão em obras cerca de 50 escolas públicas.  O objetivo é que todos os equipamentos sejam reformados de acordo com o planejamento.

Presentes, os vereadores Reginaldo Araújo, Antônio Barreto, Vane Costa e Carlos Antônio (Ei), destacaram a importância em se qualificar os equipamentos públicos, principalmente os que atendem as crianças.
As atividades da Creche Casinha Feliz foram iniciadas em 1978, tendo a frente o Grupo de Ação Comunitária.
Participaram ainda da solenidade, o diretor do Grupo de Ação Comunitária, Francisco Porto (Chiquito), os representantes da APLB, Joilson Amaro e Salete Lucena; diretores, professores e representantes do Conselho de Educação.