VALENÇA: UNIVERSIDADE PARA IDOSOS É IMPLANTADA NO MUNICÍPIO

A prefeita Jucélia Nascimento participou nesta quinta-feira (12), no auditório da UNEB, Campus XV-Valença, da abertura oficial da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Durante o evento, que reuniu uma alegre plateia, na sua  maioria com pessoas da terceira idade, foi abordado o tema Paradigma do Envelhecimento Ativo. Redescobrindo Caminhos e Ressignificar o Conceito de Envelhecer, proferido pela coordenadora da UATI, Sonia Bamberg. 

A abertura do evento contou com uma exibição de dança do grupo de idosos da Faculdade da Terceira Idade (FAT), em uma demonstração que   alegria e disposição são estados comportamentais que independem de faixas etárias.



O Campi da UATI em Valença é o 23º no estado e contou com a participação decisiva do governo municipal, através da Secretaria da Promoção Social, para sua implantação. A prefeita Jucélia destacou a iniciativa da UNEB em valorizar as pessoas nos seus aspectos do ser humano e social. “A UATI é um exemplo de mudanças de atitudes das instituições que voltam suas atenções para o ser humano”. Aproveitou para elogiar a dedicação do coordenador administrativo do Campus XV, Reginaldo Araújo, em buscar a implantação de uma Unidade em  Valença.

O projeto conta com 180 alunos na 3ª idade e tem por finalidades proporcionar ao público-alvo atividades de extensão com vistas à sua formação continuada, oferecer espaço para exercícios de livre expressão de suas potencialidades artístico-culturais, desenvolver atividades que estimulem a participação política e social, preparar para o processo de envelhecimento, resgatando a autoconfiança e a autoestima, através de uma formação teórica e prática, e viabilizar o intercâmbio de experiências  entre gerações.


O modelo pedagógico não exige do aluno competitividade através de avaliação de notas e o seu foco é a  troca de experiências, sendo uma forma leve de aprendizado. Entre as atividades previstas, estão: direito da pessoa idosa, aulas de línguas (inglês, francês e espanhol), cultura, informática, meio ambiente, saúde, nutrição e terapia na 3ª idade.  

O diretor do Departamento de Educação do campus XV, Pedro Sabino, ressaltou que a UATI é um projeto multidisciplinar, que serve de motivação para os alunos. “Temos um projeto que servirá de motivação e interação das comunidades”, disse.

Já Reginaldo Araújo ressaltou que “a UNEB oportuniza uma reflexão do quanto é importante à atenção ao idoso, com responsabilidade social e a valorização do ser humano”.

 O evento contou ainda com as presenças das secretárias municipais Viviane Oliveira, da Saúde, e Renata Sampaio, da Promoção Social, Renata Sampaio, das coordenadoras dos CRAS da Baixa Alegre e Bolívia, alunos da UNEB, entre outras.
Ascom – Prefeitura de Valença