Veja como funcionará o ponto facultativo em dias de jogos seleção brasileira na Copa do Mundo

A seleção brasileira de futebol feminino entra em campo na próxima segunda-feira (24), às 08h, para estrear na Copa do Mundo e os funcionários públicos receberão ponto facultativo para apoiar as atletas brasileiras.

O governo do presidente Lula decidiu autorizar que os servidores se ausentem durante as partidas e até duas horas após o seu término. A liberação para acompanhar os jogos da seleção no mundial de futebol já é comum na competição masculina, mas essa é a primeira vez que a Copa feminina recebe o mesmo benefício.

O Ministério da Gestão e Inovação deve publicar amanhã (18) uma portaria no Diário Oficial da União, com as regras permitindo o ponto facultativo, segundo informações da Agência Brasil.

Nos dias em que os jogos começarem às 07h, o expediente deve iniciar às 11h, enquanto nos dias em que as partidas iniciarem às 08h, os funcionários devem trabalhar a partir do meio-dia. As horas não trabalhadas devem sem compensadas até o dia 29 de dezembro.

Além do jogo programado para o dia 24, a seleção brasileira também joga nos dias 29 de julho, às 07h, e 02 de agosto, às 07h, nesta primeira fase da competição.

No começo de julho, a ministra do Esporte e a ex-atleta olímpica, Ana Moser, já havia declarado o seu apoio para que o governo decretasse ponto facultativo nos jogos da seleção feminina.

“Vamos estar torcendo demais, estaremos super focados em dar visibilidade. Vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo nos dias de jogos. Quando tem jogo no masculino, não tem folga? Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância” disse Moser ao se encontrar com as atletas antes de um amistoso.

Empresas privadas também adotam ponto facultativo

Algumas empresas privadas também pretendem liberar os seus funcionários em jogos da seleção feminina, assim como fazem durante o mundial masculino. O Grupo Boticário, por exemplo, pretende repetir a ação realizada em 2019, quando montou uma estrutura nos seus refeitórios para transmitir os jogos.