W.GUIMARÃES: Jornada Pedagógica abordou futuro da educação e empoderamento de mentes

“Agradeço a todos os servidores e profissionais da educação que estiveram conosco neste dia maravilhoso. Um dia mágico para a educação de Wenceslau Guimarães, onde abordamos a pedagogia histórico-crítica dentro de uma perspectiva humanizada e valorização de todos os agentes da educação. Sem dúvidas foi uma jornada de empoderamento e construção de futuro”, afirmou Marcos Antônio Pereira, secretário da Educação.

Empoderar mentes na educação envolve capacitar os indivíduos a desenvolver habilidades críticas, criativas para enfrentar os desafios do futuro, com promoção da autonomia, da igualdade de oportunidades e do acesso à educação de qualidade para todos.

Com essa premissa, a prefeitura de Wenceslau Guimarães, por meio da secretaria municipal da Educação, realizou a Jornada Pedagógica 2024 com o tema: “Empoderando Mentes e Construindo o Futuro”, para todos os colaboradores da rede municipal de ensino.

Durante todo o dia, a Escola Municipal Rosely Santos, foi palco de importantes discussões sobre educação que contou com palestras do professor Drº Fábio Santos, expert em educação e direitos humanos; do professor Marcos Paiva, especialista em pedagogia histórico-crítica da UFBA; da nutricionista Ana Tailine; do bacharel em teologia, Waldson Batista; e de Clebson de Souza Nunes, tecnólogo em marketing digital.

O secretário municipal da Educação, Marcos Antônio Pereira, destacou a importância e a produtividade da oitava jornada pedagógica da gestão do prefeito Kaká, que neste ano de 2024, trouxe reflexões muito profundas sobre o tema tratado. “Agradeço a todos os servidores e profissionais da educação que estiveram conosco neste dia maravilhoso. Um dia mágico para a educação de Wenceslau Guimarães, onde contamos com a presença do professor Marcos Paiva que falou sobre pedagogia histórico-crítica dentro de uma perspectiva humanizada, que vai nortear os nossos trabalhos durante esse ano. Contamos também com o professor doutor Fábio que explanou sobre a valorização de todos os agentes da educação. Sem dúvidas foi uma jornada de empoderamento e construção de futuro”, afirmou o secretário.

O prefeito Carlos Alberto Liotério “Kaká”, ressaltou o desafio de oito anos de governo, onde foram possíveis investimentos importantes para a qualificação dos professores e a construção de toda uma infraestrutura moderna de escolas, para que os alunos pudessem evoluir na educação do município. “Estamos aqui hoje, com a sensação de dever cumprido, pois nosso governo foi marcado por muitos desafios, sobretudo na secretaria de Educação. Mas, foram desafios que nós transformamos em investimentos, em melhorias para a educação. Fizemos tudo aquilo que estava ao nosso alcance. Tudo o que orçamento do município permitiu fazer. Entendo que nossa gestão contribuiu muito para a construção de uma sociedade melhor em Wenceslau Guimarães”, explicou o prefeito Kaká.

O professor Marcos Paiva disse que a secretaria da Educação foi assertiva quando tratou do assunto do empoderamento de mentes em prol da construção de futuro. Para ele é uma oportunidade de se analisar a realidade concreta e transformar a escola pública. “Estamos falando de uma concepção teórica que a pedagogia histórico-crítica trabalha. Em um estado democrático, só podemos exercer de fato a democracia quando conhecemos os fenômenos sociais, ambientais, os fenômenos que estão em torno da sociedade na qual vivemos”, disse o professor.

O professor Drº Fábio Santos, ressaltou o legado da professora Rosely Santos, mulher negra, que foi um grande exemplo de empoderamento. “Rosely foi um grande ícone em sua história que dá nome a essa escola e foi muito bem acertada a decisão do prefeito Kaká de colocar o nome dessa escola Professora Rosely Santos. Tivemos uma manhã de aprendizado e, acima de tudo, de motivação para um empoderamento de mentes, que é a construção do futuro de Wenceslau Guimarães”, afirmou.

Ao longo dos últimos oito anos, a educação em Wenceslau Guimarães vem desenvolvendo abordagens inovadoras, como a integração de tecnologias, aprendizado personalizado e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, preparando os alunos para um mundo em constante mudança.

A Jornada Pedagógica 2024 segue nesta quarta (21) e na quinta-feira (22), em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, onde as equipes de cada escola apresentarão plano de gestão dos diretores, palestras motivacionais, além do planejamento de ações diagnósticas do ano letivo de 2024.

Fonte: Ascom PMWG | Fotos: Marcelo Dutra