W. Guimarães: Mais 183 alunos se formam no PROERD, o programa de resistência às drogas e da violência

Parceria da prefeitura, por meio da secretaria da Educação, com a Polícia Militar da Bahia, já promoveu cinco formaturas de alunos da rede municipal de ensino.

A secretaria municipal da Educação de Wenceslau Guimarães, em parceria com a Polícia Militar da Bahia, promoveu cerimônia de formatura do PROERD, que é um programa referência de resistência às drogas e à violência, numa cooperação entre prefeitura, polícia, escola e família, que visa ensinar aos jovens estudantes a se prevenirem das drogas e da violência. Desta vez os alunos formandos são da Escola Municipal Leopoldo Henrique Knoedt e da Escola Municipal Michelina dos Reis Lopes.

Fizeram parte da cerimônia, os diretores das escolas; o secretário da Educação, Marcos Antônio Bonfim; o secretário da Administração Vaílson Silva; a Juíza da Comarca de Wenceslau Guimarães, Dra. Luana Martinez Geraci Paladino; o Major PM Polako Povoas Santos, Comandante da 60ª CIPM Gandu; além do prefeito Carlos Alberto Liotério (Kaká).

O Major PM Polako Povoas destacou os benefícios da parceria da prefeitura, por meio da secretaria da Educação, com a Polícia Militar da Bahia, para manter o PROERD, programa de fundamental importância que vem ensinando as crianças e se manterem afastadas dos perigos das drogas.
“É muito gratificante a gente chegar num momento como esse e ver mais 180 crianças se formarem no curso onde são ministradas aulas ensinando os impactos, os perigos das drogas, da violência, do bullying que a gente vê nas escolas. Então, é muito gratificante quando a gente vê no juramento delas, se comprometendo a não adotar esse tipo de comportamento que só leva para o mal caminho”, disse o Major Polako.

O prefeito Carlos Alberto Liotério (Kaká) lembrou que já são cinco turmas formadas pelo PROERD e ressaltou a importância da família no processo de educação junto às crianças. “Entendemos que só através da educação é que nós vamos conseguir construir uma sociedade melhor. A gente enfatiza muito a importância da família na vida desses jovens porque eu digo sempre que precisamos nos preocupar com quem vai nos representar um dia. O poder público faz a sua obrigação de oferecer os espaços, os ensinamentos, mas os pais têm a principal responsabilidade sobre seus filhos”, alertou o prefeito.

O secretário Marcos Antônio Bonfim, ressaltou a importância do PROERD na educação e na formação do caráter dos jovens estudantes. “Eu acredito que as pessoas mudam através do processo educativo. O PROERD é um programa de resistência e as pessoas precisam resistir a tudo aquilo que lhe é oferecido, mas que não lhe convém. É um programa perfeito, pois mostra realidade para os alunos e os ensina a se proteger das drogas, das más companhias, e sobretudo, da violência”, afirmou, Marcos Antônio.

Ascom PMWG