W.GUIMARÃES – Mais de 100 produtores rurais participaram de seminário sobre a cultura do abacate

Planejamento e implantação de pomares comerciais de abacateiros foi o tema de um encontro promovido pela Prefeitura de Wenceslau Guimarães, em mais uma parceria da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente com o SEBRAE, parceiro do município em diversos projetos na área da agricultura.

Equipes técnicas e agricultores familiares participaram do seminário ministrado pelo agrônomo Dr. Abel Rebouças, na manhã desta quarta-feira (07), que pautou a cultura do abacate, que vem despontando no mercado com boa rentabilidade, conforme destacou o secretário da pasta Eliosmar Fontes (Mazinho).

“Estamos fazendo a diversificação das culturas em nossa região, mas especificamente em nosso município. O abacate é uma cultura que comercialmente vem tendo uma rentabilidade muito grande e vai agregar às famílias de produtores rurais mais uma renda nas suas culturas”, disse o secretário Mazinho.

Participaram do encontro o representante do Banco do Nordeste, Gilmar Silva; o secretário municipal da Administração, Vailson Silva; o vice-prefeito Misael Santos, representando o prefeito Kaká; Luanildo Silva, representante do SEBRAE; Renato Barão; representante do SENAR Gandu; e, representantes de associações de agricultores.

“Estamos orientando nosso produtor a escolher o material genético; fazer de acordo com as práticas que a cultura (do abacate) exige, desde a implantação da muda, da poda, da nutrição, da fertilização. Tudo isso faz parte de um grande programa de capacitação desses produtores”, disse o agrônomo Abel Rebouças.

O vice-prefeito, Misael Santos, ressaltou que a prefeitura tem investido na agricultura e na formação dos produtores familiares para que eles possam ter orientação técnica de qualidade e constante.

O desenvolvimento do homem do campo segue na pauta das ações da Prefeitura de Wenceslau Guimarães.

Ascom PMW