W. Guimarães: Prefeitura lançará Campanha de Educação Ambiental e destinação de Resíduos Sólidos

Apoio: A campanha, que antecede o fim do lixão da cidade, abrange uma série de ações a fim de promover mudança de hábito na população e promover, sobretudo, sustentabilidade ambiental e geração de emprego e renda.

A Secretaria do Meio Ambiente, de Wenceslau Guimarães, apresentou na manhã desta quinta-feira (21), para a sua equipe técnica e demais secretarias, o Programa de Educação Ambiental que será implantado no município e que vai abranger a rede municipal de ensino, os empresários e o comércio em geral, com a finalidade de promover o descarte e a destinação de forma correta dos resíduos sólidos no município.

O secretário municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Eliosmar Fontes (Mazinho), disse que o programa tem como objetivo levar para a população as ações sobre educação ambiental, como a forma adequada do descarte do lixo doméstico e do comércio, uma vez que o lixão do município será desativado em breve, por meio de uma ação consorciada via CIAPRA Baixo Sul.

“Estamos nos adiantando em relação ao fechamento do lixão do nosso município e para isso vamos implementar ações práticas junto à nossa população no sentido de destinar, de forma adequada, o lixo, por meio de coleta seletiva. Criaremos uma forte campanha de conscientização para isso”, disse o secretário.

Mazinho explicou ainda que o projeto começará pela coleta de lixos eletroeletrônicos, uma campanha em parceria com uma empresa privada, onde a população terá um local adequado para descartar equipamentos eletroeletrônicos.

“Televisores antigos que não prestam mais, celulares antigos, carregadores, pilhas, lâmpadas, nós iremos estar orientando os nossos moradores sobre a forma correta de descarte desses equipamentos. Teremos pontos específicos para onde o cidadão irá descartar esse material em parceria com outras secretarias. Vamos determinar esses pontos de recepção desses materiais que em seguida serão encaminhados para reciclagem”, concluiu.

A campanha de educação ambiental que será implementada pelo município abrange uma série de outras ações a fim de promover mudança de hábito na população visando adequar a legislação ambiental e promover, sobretudo, sustentabilidade ambiental e geração de emprego e renda.

Fonte: Ascom PMWG | Fotos: Marcelo Dutra