W. Guimarães: Sala do Empreendedor já atendeu mais de 6 mil pessoas e viabilizou mais de R$ 1,2 milhão em empréstimos, via Desenbahia

  • Micro e pequenos empresários têm recebido assistência técnica gratuita, além da realização de cursos e formações em parceria com o Sebrae e Senar.

Inaugurada em 2017, a Sala do Empreendedor, de Wenceslau Guimarães, já beneficiou milhares de micro e pequenos empreendedores individuais no município e já ofertou uma série de serviços e assessorias, atingindo um público de cerca de 4 mil pessoas. Já as parcerias com o Sebrae e Senar, oportunizaram a realização de dezenas de cursos, palestras e capacitações, beneficiando mais de 6 mil pessoas.

Joílson Costa Souza, diretor de Desenvolvimento Econômico, explicou que a sala, além dos microempreendedores, assessora as associações, e que o serviço possui um especialista em associativismo que faz toda a documentação necessária para a formalização e emissão de CAF – Cadastro Nacional Agroflorestal, para a pessoa física e associações, além de cursos e treinamentos. “Entendemos que a implantação desta Sala foi um passo muito importante da gestão municipal”, disse, Joilson.

Madalena de Jesus Bonfim é microempreendedora e utiliza os serviços da Sala do Empreendedor desde o início de seu negócio. “Eu não tinha ideia de como abrir a minha empresa. Já trabalhava como autônoma, mas sem cadastrar empresa. Então, vim aqui na Sala do Empreendedor, abri a minha microempresa e daí dei continuidade com o acompanhamento deles. Sempre que preciso venho aqui e eles me ajudam”, ressaltou Madalena.

“Todas as documentações necessárias para a empresa a gente recolhe aqui. Declarações, certidões, então pra mim, é de grande importância esse espaço”, disse a empreendedora Bárbara Santos Guimarães, que presta serviços para a Viação Águia Branca.

A Sala do Empreendedor auxilia as associações em todo o processo de formalização. “A gente nunca chega aqui na porta da sala do empreendedor para não ser atendido de uma maneira muito excelente. Somos abraçados aqui”, afirmou dona Solange dos Santos da Silva, presidente da Associação Alto do Pati.

Proprietários rurais e associações também têm acesso facilitado ao CAF que é o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. “Isso facilitou mais tanto para termos a CAF pessoal, quanto a CAF jurídica, que é também importante para nossa associação”, disse Jovenilton Santos da Silva, da Associação Alto do Pati.

Por meio da Sala do Empreendedor, o CredBahia tem atuado positivamente beneficiando vários empreendedores. “Nós estamos atuando nesse serviço há 7 anos gratuitamente, atendendo todos os microempreendedores e não microempreendedores. A prefeitura está à disposição de continuar com esse serviço que tem atendido mais de 2.000 pessoas, na forma de orientação e tudo mais”, explicou Sidiney de Jesus dos Santos, agente de Desenvolvimento e coordenador da Sala do Empreendedor.

As linhas de crédito oferecidas pelo Desenbahia já ultrapassam a marca de R$ 1,3 milhão de reais liberados no município.

A Sala do Empreendedor funciona na Sede da secretaria municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, que fica na Rua Santo Antônio, Nº 145, na entrada da cidade, próximo à Estação Rodoviária. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h.

Fonte: Ascom PMWG

Fotos: Marcelo Dutra