WG:Orçada em mais de R$ 2 milhões, em recursos próprios, prefeitura inaugura creche modelo no Cocão

Unidade Escolar é a segunda entregue no município. Na sede, o Prefeito Kaká entregou o Centro de Educação Infantil Tia Tango, que atende cerca de 120 crianças em tempo integral.

 

Orçada em mais de R$ 2 milhões de reais, em recursos próprios, a nova creche foi construída em uma área de cerca de 2.000m². Atenderá uma média de 130 crianças em tempo integral, e é dotada de oito amplas salas de aula, espaço de lazer e recreação, berçário, refeitório, mais conforto para alunos e professores.

As vereadoras Elza Brito e Ednalva Reis, representantes da comunidade Cocão, fizeram pronunciamentos emocionantes. Elza Brito ressaltou a importância do povo de Wenceslau ter escolhido Kaká como prefeito e que agora colhe os frutos dessa escolha. A edil afirmou que Kaká já é o melhor prefeito da história do município. Já Ednalva afirmou que o prefeito deixa mais um grande legado de sua gestão e citou as diversas obras entregues pelo gestor em seus seis anos de mandato.

A coordenadora da creche, Sabrina Alves, lembrou que aguardava há cerca de 20 anos pela construção de um espaço digno para a educação das crianças do Cocão: “Estamos vivendo a realização de um sonho de 20 anos. A comunidade recebendo esse empreendimento que é a creche Vovó Justina. O sentimento é de emoção muito grande e agora temos um espaço adequado para recebermos nossas crianças”.

Dentre as homenagens, uma carta foi lida dedicada à Vovó Justina. O texto refletiu sobre a vida e o legado deixado por uma das filhas mais ilustres do Cocão e que teve um papel fundamental na educação da comunidade.

“Para mim, enquanto mãe, é uma satisfação imensa participar da inauguração dessa creche que foi tão sonhada por toda a comunidade. E hoje, graças a nosso prefeito Kaká, com responsabilidade e compromisso, torna-se realidade. Uma alegria e eu tenho certeza que a educação do meu filho vai ser bem melhor, tendo um espaço adequado para ele”, disse, Vancarla Alves dos Santos, mãe de aluno.

Para Ginicleia dos Santos, mais uma mãe de aluno, está sendo um privilégio conhecer o espaço que seu filho vai estudar. “Estou muito feliz, pois é um espaço espetacular, o qual a criança tem toda a liberdade para os primeiros passos, brincar, olhar os brinquedinhos. Meu filho tem esse privilégio e eu estou muito feliz!”, comemorou.

O secretário da Educação, Marcos Antônio, declarou que o sentimento é de muita alegria por estar entregando mais uma obra de tamanha importância para a educação do município. “Aqui a gente vai desenvolver ações educativas de primeira linha para que nossas crianças evoluam cada dia mais. Meu sentimento é de felicidade. Estamos abraçando essa causa que é a educação que eu amo de coração”, disse Marcos Antônio.

A diretora da creche, Simone Nunes, disse que a inauguração da unidade escolar é um momento grandioso, que significa a realização de um sonho de muitos anos. “Nossos alunos não tinham espaço para brincar, recrear. Passamos por muitas dificuldades e mesmo assim, demos o nosso melhor num espaço pequeno que nós tínhamos. A partir de hoje, nossas crianças terão uma realidade diferente, com um espaço digno para que elas possam se divertir, brincar e aprender”, frisou.

Emocionado, o prefeito Kaká, relembrou sua trajetória de estudante, agradeceu e parabenizou as professoras da antiga creche. “Foi lá, na Fazendo Nova Esperança, que comecei a dar os meus primeiros passos em uma rede pública, na época, município de Nilo Peçanha. Decidi colocar minha vida, meu nome na vida pública, para que eu pudesse estar aqui hoje. Quero abraçar toda a família Xavier e Andrade por terem disponibilizado dona Justina para a comunidade do Cocão. Pois, tenho certeza de que através dos ensinamentos dela é que hoje nós temos esta sociedade civilizada no Cocão. Nosso abraço, em nome da prefeitura municipal de Wenceslau Guimarães, para as professoras deste município, em especial as professoras da educação infantil, que passaram perrengue, como elas contaram, sofreram muito num espaço inadequado. Mas, no dia que me convidaram para ir naquele espaço, me sensibilizaram. E, imediatamente, decidimos colocar em nosso planejamento a construção deste espaço”, disse Kaká.

Fonte/fotos: Ascom | PMWG