
A educação no Brasil nunca foi prioridade em nenhum governo e, a realidade continua a mesma. O Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, localizado na Cidade de Presidente Tancredo Neves – Bahia, vem passando por problemas estruturais há muito tempo e, até o presente momento, o governo do Estado, Rui Costa (PT), não iniciou a ampliação dessa instituição.
Conforme a comunidade escolar vem denunciando nas redes sociais, o Colégio não tem salas de aulas suficientes para todas as turmas, assim como, não possui biblioteca adequada, sala de informática, laboratórios, refeitório, quadra coberta, dentre outros espaços necessários à uma educação de qualidade. Logo, para suprir a falta de salas de aulas existia o anexo, antigo Colégio Jairo Carneiro, que funcionou durante muitos anos com quatro salas. Contudo, o anexo tem estrutura muito antiga sendo inadequado para o Novo Ensino Médio, além de não oferecer segurança para alunos e professores.
Assim, a luta travada é pela ampliação urgente do CEMXAR e, enquanto o governo do Estado não inicia a obra já autorizada, o ano letivo no Colégio inicia de forma improvisada e bem caótica. Turmas estão tendo aulas no pátio da escola, a única sala de informática foi desmontada para atender uma turma, a sala dos professores cedeu espaço para mais uma turma e os professores estão sem sala para apoio pedagógico adequado.
A proposta do Estado de um Novo Ensino Médio gera uma série de mudanças no currículo escolar e não existe possibilidade de acontecer sem uma estrutura adequada para alunos e professores. Assim, muitos são os pontos de reivindicação que permeiam a realidade do CEMXAR e dos professores do Estado. Para tanto, se faz necessário que a comunidade conheça essa realidade e lute junto por uma escola pública de qualidade. São tempos difíceis, de governos que se mostram autoritários e estão cerceando o direito de reivindicação dos servidores da educação com cortes de salário dentre outros tantos meios de precarização do trabalho da categoria.
É importante ressaltar o esforço dos professores em garantir o direito de aula aos alunos apesar das circunstâncias.
Novo Ensino Médio no CEMXAR começou assim, turmas tendo aula no pátio da escola.
O anexo não precisa de reforma, é preciso investir na ampliação do CEMXAR com salas adequadas para os alunos. Existe muito espaço para ampliação.
SALA IMPROVISADA NO PÁTIO DO COLÉGIO.
PTN NEWS


