Inscrições abertas para cursos técnicos em Stº. Antº. de Jesus, Valença e Gandu

sorteio-eletronico-da-suprof-2015-034
Foto: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação

A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia abre, nesta se­gunda-feira (21/12), a ins­crição do sor­teio ele­trô­nico para 11 mil vagas dos cursos téc­nicos de nível médio, na forma de ar­ti­cu­lação sub­se­quente, da Rede Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal. As ins­cri­ções podem ser feitas até 05 de ja­neiro de 2016 no Portal da Edu­cação. O Sor­teio será re­a­li­zado no dia 13 de ja­neiro, no au­di­tório da Se­cre­taria da Edu­cação, lo­ca­li­zado no Centro Ad­mi­nis­tra­tivo, em Sal­vador.

Para o ano le­tivo de 2016, são ofer­tados 37 cursos, dis­tri­buídos nos Cen­tros Es­ta­duais e Ter­ri­to­riais de Edu­cação Pro­fis­si­onal e seus anexos, de 62 mu­ni­cí­pios bai­anos. O can­di­dato, no ato da ins­crição, de­verá fazer a opção para um único mu­ni­cípio, Centro de Edu­cação Pro­fis­si­onal, curso e turno.

O curso téc­nico sub­se­quente é vol­tado para es­tu­dantes, jo­vens e tra­ba­lha­dores, que cur­saram o nível médio na rede pú­blica, em ins­ti­tuição fi­lan­tró­pica ou em ins­ti­tuição pri­vada na con­dição de bol­sista in­te­gral e que de­sejam fazer um curso téc­nico. “Nós con­si­de­ramos que de­ve­ríamos manter um per­cen­tual sig­ni­fi­ca­tivo de vagas para essas pes­soas que ter­mi­naram o en­sino médio e querem fazer um curso téc­nico. É claro que nós não dis­pomos de vagas para todos, por isso a ne­ces­si­dade de um sor­teio pú­blico”, des­tacou o su­pe­rin­ten­dente de Edu­cação Pro­fis­si­onal da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Al­me­rico Lima.

O di­fe­ren­cial deste ano é que 50% das vagas serão des­ti­nadas aos can­di­datos com mai­ores notas em Língua Por­tu­guesa e Ma­te­má­tica no úl­timo ano do en­sino médio ou nas provas do Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (Enem). As notas devem ser es­pe­ci­fi­cadas no ato da ins­crição e, de­pois, com­pro­vadas no ato da ma­trí­cula. “Já existe im­plan­tado no Brasil a uti­li­zação do re­sul­tado Enem para acesso a po­lí­ticas pú­blicas, então nós re­sol­vemos fazer uma ten­ta­tiva de fazer o nosso pro­cesso se­le­tivo, uti­li­zando a nota do Enem para parte dessa vaga”, sa­li­entou Al­me­rico Lima.

A ma­trí­cula dos es­tu­dantes acon­tece no pe­ríodo de 25 a 27 de ja­neiro, no Centro de Edu­cação Pro­fis­si­onal ou anexo, para os quais os alunos forem con­tem­plados. No ato da ma­trí­cula, o es­tu­dante de­verá apre­sentar ori­gi­nais e có­pias do CPF, do His­tó­rico Es­colar, da Cé­dula de Iden­ti­dade e do com­pro­vante de re­si­dência. Para o candidato que optou, na ins­crição, pelo ren­di­mento es­colar, de­verá apre­sentar do­cu­mento que com­prove a ve­ra­ci­dade da média final de­cla­rada.

Faça aqui sua inscrição