Governo Federal repassa R$ 15,7 milhões para educação infantil

Portaria do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (14), autoriza a destinação de R$ 15.739.988,28 a 46 municípios para a criação de novas vagas para a educação infantil na rede pública de ensino. Esses recursos são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Professor (Fundeb).

O objetivo principal dessa alocação de recursos é apoiar a manutenção e implantação de novas vagas para a expansão da rede pública de educação infantil. Estudos indicam que em famílias economicamente desfavorecidas, apenas uma em cada quatro crianças de até 3 anos frequenta creches no país.

Com os recursos alocados, serão criadas 3.194 vagas em creches e pré-escolas. Isso inclui 1.469 vagas de creche em período parcial e 438 vagas em período integral, juntamente com 1.069 vagas em pré-escola em período parcial e 218 vagas em período integral.

Os recursos destinados serão automaticamente repassados ​​aos municípios dos estados do Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Essas cidades registraram as novas vagas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Sismec).

As secretarias de educação receberão os recursos em uma única parcela, diretamente em suas contas bancárias cadastradas. Após a utilização dos recursos, os municípios serão obrigados a prestar contas ao Conselho do Fundeb até 30 de junho de 2024, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).

O mais recente Censo Escolar de 2022 revelou a existência de 74.400 creches em todo o país. Das matrículas desse nível de ensino, 66,4% são em instituições públicas, enquanto 33,6% são em creches privadas, a maioria delas conveniadas à rede pública de educação infantil.