A psicóloga Juliane Andrade fala sobre os tipos de ansiedade e como afetam a mente e o corpo.

Olá, voltamos com nossa coluna relacionada a saúde mental.

Bora lá, saber um pouco mais sobre os tipos de ansiedade. Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação.

A ansiedade é uma reação que todo indivíduo pode experimentar em algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras.         

Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional, precisando assim de uma intervenção médica e psicológica.                     

 Os tipos são:

  • TAG- Transtorno de Ansiedade Generalizada. Se caracteriza como ansiedade e preocupações em excesso de difícil controle, em relação atividade e eventos do cotidiano, associados a irritabilidade, tensão, cansaço, alteração no sono e apetite, dentre outros.
  • Transtorno de Ansiedade de Separação: caracterizada pelo excesso de ansiedade diante do afastamento dos pais ou figuras de referência, além de todo sofrimento psíquico a criança demonstra medo constante que algo ruim possa acontecer a eles ou a pessoas próximas e dificuldade de dormir sozinhas.
  • Transtorno de Ansiedade social: caracterizada por medo acentuando e persistente referentes a situações sociais.
  • Transtorno do Pânico: se caracteriza por crises de pânico intensas recorrentes e inesperadas com presença de sintomas emocionais e físicos, como sudorese, calafrios, palpitações, sensação de fraqueza, dentre outros.                      
  • Transtorno do estresse, pós traumático: caracteriza após a presença de sintomas após exposição a extensor traumático extremo, ocasionando alterações negativas na cognição e no humor e prejuízos significativos para a vida como um todo.                                
  • Fobias Específicas: Caracteriza como medo acentuado e persistente por animais, objetos ou situações específicas.
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo: O TOC se caracteriza por obsessões ou compulsões recorrentes a ponto de consumir muito tempo e causarem sofrimento acentuado.   

Todos nós passamos por momentos de ansiedade e stress. Se forem muito frequentes ou muito intensos, podem indicar a necessidade de auxílio de profissionais especializados. 

 Fiquem atentos aos possíveis sintomas do Transtorno da Ansiedade e se cuide, quem cuida da saúde mental cuida da vida.