Assédio sexual: Piadinhas e cantadas também são violência

4

Por.Rosemeire Cerqueira

Todos os dias, milhares de mulheres passam por situações extremamente desagradáveis, seja em seu ambiente de trabalho, nas ruas, na universidade, no transporte público, em sua própria casa ou até mesmo em  consultórios médicos.

O assédio sexual, de maneira especifica, é entendido como toda e qualquer conduta de natureza sexual não desejada, que mesmo repelida, é repetida continuamente, gerando constrangimento à pessoa assediada. Deste modo, não apenas o ato sexual em si é considerado assedio sexual, mas atitudes como cantadas, piadinhas e comentários constrangedores também podem ser considerados assédio sexual.

Elogio X Assédio

 

 As insistentes cantadas que acompanham as mulheres por quaisquer lugares que estejam passando é vista por muitos homens como elogios inofensivos, mas para as mulheres isso pode significar uma tortura diária.  O que difere o elogio do assédio é o respeito à mulher  e a consideração ao interesse dela na interação, ou seja, a reciprocidade.  O elogio tem o objetivo de agradar a mulher, já às cantadas e as piadinhas são um exercício do poder masculino, independe da vontade da mulher  e não leva em consideração se ela vai gostar ou não.

Coisas que deveriam ser banais como ir ao consultório médico, muitas vezes, podem se tornar prova de fogo para as mulheres. Pois, muitos profissionais agindo com extrema falta de ética utilizam-se  de um espaço que deveria ser usado para oferecer à mulher um atendimento digno e seguro para assedia-la  de maneira covarde, machista utilizando sua posição de poder para subjugá-la  em um momento em que ela já está fragilizada.

Infelizmente, atitudes como estas são mais comuns do que se imagina, porém a maioria das mulheres não comentam nem denunciam  por medo, vergonha de serem julgadas, mal compreendidas ou até mesmo por não perceberem a situação  a qual estão sendo submetidas. Por isso mulheres, atentem as situações semelhantes as mencionadas aqui e, se em algum momento vocês se sentirem constrangidas ou ofendidas devido a alguma insinuação, um olhar, uma piadinha ou brincadeira de mal gosto ou indevida feita dentro de um consultório médico,  não se sinta coagida, DENUNCIE! 

Outro ponto pertinente a mencionar  é o que acontece com muitas mulheres nos transportes públicos. Apesar de já ser de conhecimento público a situação degradante  a qual nós, mulheres, somos submetidas todos os dias nos transportes públicos  pelo Brasil afora vou  apenas apontar a objetificação da figura feminina nesse espaço. Todos os dias dependemos do transporte público para exercemos nossa cidadania e todos os dias passamos pelos mesmos tormentos diários(estupros coletivos, encochamentos, assédios, etc). Os transportes coletivos para nós mulheres, são verdadeiros caldeirões do inferno e, sinceramente, não vejo uma solução tão fácil nem a curto  nem a longo prazo já que os  governantes  não parecem estar preocupados com politicas públicas destinadas a nosso bem-estar. 

No que se refere ao  nosso ambiente de trabalho a situação não é muito diferente. Por vezes, os chefes acreditam ter direito a certos privilégios simplesmente por  acreditarem que são superiores a nós e quando são recusados passam  a ter atitudes hostis e este mesmo comportamento se aplica, também,  aos colegas de trabalho. Ora, como se a mulher fosse obrigada a aceitar convites, cantadas e piadinhas inconvenientes simplesmente porque um homem acredita que ele tem o direito  de impor sua vontade e a mulher tem a obrigação de aceitar e até mesmo de gostar de tais atitudes. O nome disso é MACHISSMO  e, sinto-me na obrigação de alertar que se esse tipo de comportamento ocorrer no ambiente de trabalho configura-se um crime e deve ser denunciado. Mulheres, chega de ser coniventes, chega de aturar certos tipo de comportamentos! Vamos dar um basta e dizer um chega. Se você for assediada  DENUNCIE!

Homens comecem a entender que as mulheres não são objetos de posse masculina, que  as mulheres não são obrigadas a gostar  nem a escutar suas cantadas e suas piadinhas que, muitas vezes, são ofensivas aos ouvidos femininos, que as mulheres são  seres independentes que têm suas opiniões e vontades próprias, que elogio é algo agradável e reciproco e assédio independe da vontade das mulheres é algo imposto a elas, e sendo assim, é algo asqueroso.

Em uma sociedade em que a mulher sempre foi vista como um ser inferior ou como um objeto de posso masculina é extremamente importante a discussão  e conscientização das mulheres sobre assuntos tão presentes no seu dia a dia que ,por vezes, são tratados com descaso pela sociedade.

Assedio sexual é um crime e deve ser tratado como tal. Não podemos mais nos calar por vergonha, medo, receio ou por qualquer outro motivo.

Ser assediada é algo que nos violenta, nos humilha e nos diminui  enquanto pessoa, enquanto mulher e quem comete tal crueldade  precisa ser punido.

POR MAIS RESPEITO E DIGNIDADE.  DENUNCIE!