Caso raro: jovem de 20 anos sofre enfisema pulmonar ao se masturbar

Médicos da Suíça divulgaram o relato de um paciente com um caso raro: pneumomediastino espontâneo desencadeado por masturbação. A revista científica Radiology Case Reports foi quem publicou o caso.

Segundo os profissionais de saúde, um homem de 20 anos deu entrada no hospital com dor no peito e bastante falta de ar. Questionado sobre o início dos sintomas, o paciente contou que eles haviam começado quando estava deitando se masturbando. A equipe identificou, também, que ele tinha o rosto inchado e ruídos agudos podiam ser ouvidos do pescoço até os braços.

A radiografia mostrou a existência de ar nos tecidos sob a pele, também chamado de enfisema subcutâneo. Ao analisar a tomografia, os médicos puderam diagnosticar o pneumomediastino espontâneo.
O pneumomediastino espontâneo é conhecido como Síndrome de Hamman e o quadro não é causado por trauma ou procedimentos médicos. Ela pode acontecer após tosse, vômito, inalação de drogas ou esforço intenso, que seria o caso da masturbação. O caso é raro e os sintomas são dor no peito, falta de ar, ruídos no pulmão e tosse constante.