Coluna. A má alimentação e suas implicações à saúde.

Ane Colunista
Colunista: Eliane Cerqueira

Por, Eliane Cerqueira.

Se existe algo que a maioria de nós tem em comum, é a correria típica da sociedade contemporânea. Atualmente, mesmo existindo uma preocupação maior com o corpo e com a prática de hábitos saudáveis, a humanidade tem caminhado para um estilo de vida cada vez mais insalubre.

Os grandes problemas que a saúde pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo, estão diretamente relacionados ou com o excesso ou com a falta de uma alimentação adequada. A globalização tem sido determinante na modificação dos hábitos alimentares da população mundial.

No Brasil, percebe-se uma tendência dos brasileiros a adotarem novos hábitos alimentares marcados pelo consumo excessivo de alimentos industrializados, em detrimento de produtos típicos da cultura brasileira.

Entre a nutrição e a saúde física e mental do indivíduo, existe uma intrínseca relação. Diversas pesquisas comprovam que uma boa alimentação tem um papel imprescindível na prevenção e no tratamento de doenças. É lógico que, apenas uma boa alimentação não é garantia para uma vida longa e saudável, mas aliada a um estilo de vida que inclua exercícios regulares, que evite o tabagismo e o uso excessivo de bebidas alcoólicas, dentre outros fatores, pode melhorar e muito a qualidade de vida.

Desde os primórdios, Hipócrates já afirmava que: “teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. Uma alimentação balanceada é o alicerce para um corpo saudável. Que tal começar a refletir sobre suas práticas alimentares e as implicações destas para sua saúde? Nosso corpo necessita diariamente de nutrientes e macro nutrientes presentes nos alimentos, mas é preciso termos cuidado com a quantidade de cada substância que ingerimos na nossa vida diária, pois mesmo sendo essenciais e fundamentais ao organismo, o excesso ou carência destas pode proporcionar graves implicações à saúde. É necessário repensarmos a importância que estamos destinando aos nossos hábitos alimentares, tendo em vista que, muitos desconhecem os benefícios de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde e a longevidade da vida.

Sobre a Colunista.

Letróloga, licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bacharelanda em Nutrição pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), amante das línguas estrangeiras (inglês e espanhol), com experiência no exterior e atuação na Educação Infantil, fundamental I e II, ensino médio e pré- vestibular. Já foi integrante do Movimento de Expansão da Língua Espanhola na Bahia e participou dos seguintes projetos de pesquisa: Avaliação do uso de medicamentos por usuários do programa Hiperdia de Santo Antônio de Jesus – BA e Censo das Manifestações Culturais Negras nos Estados da Bahia (UFRB). Atualmente, se dedica aos estudos voltados para Atenção a Saúde e Nutrição.

PTN NEWS