Coluna. “Peixe morre pela boca”

4

Você já se perguntou em algum momento da sua existência se os alimentos que você ingere diariamente têm causado danos a sua saúde? Desde pequena, escuto o provérbio português “peixe morre pela boca” e agora na idade adulta pude perceber que, não somente, os peixes morrem pela boca, levando em consideração o sentido literal da expressão, mas nós seres humanos estamos a cada dia consumindo alimentos danosos que em nada contribuem para a manutenção da nossa saúde.

Vivemos em uma sociedade em que a qualidade de vida é sempre colocada em segundo plano, devido a correria típica do mundo moderno, posto que , optamos por uma alimentação rápida e prática sem levar conta os malefícios que esta pode causar a nossa saúde. Na era do fast food, dos refrigerantes, das frituras e enlatados, optar por uma alimentação balanceada e ajustada as necessidades de cada  organismo ,torna-se um tarefa árdua  que exige de nós um tempo e determinação que, por vezes, não dispomos.

Não é preciso sair de casa para acompanhar as novidades do mercado alimentício. Os meios de comunicação invadem nosso lar diariamente  com anúncios e propagandas que vendem a ideia do consumismo desenfreado para manter vivo o capitalismo. São tantas opções de comida, apetitosa e rápida, que não refletimos sobre os prejuízos que esses alimentos podem causar a saúde.

Quem não gosta de um refrigerante bem gelado no verão? Um dos maiores vilões da nossa saúde é um dos preferidos a nível mundial, mas você sabia que além de conter grandes quantidades de açúcar o refrigerante altera o metabolismo influenciando o ganho de peso?

 

E as frituras? É muito difícil eliminar as frituras do nosso cardápio, pois são muito saborosas. Entretanto, o óleo utilizado nas frituras, quando aquecido, sofre mudanças físicas e químicas que o transformam em uma verdadeira bomba para o nosso organismo. Sendo a fritura um dos maiores desencadeadores de doenças cardiovasculares.

A lista de alimentos que podem causar danos a nossa saúde e consequentemente reduzir a qualidade de vida é enorme. A comida rápida (Fast food),  é uma grande amiga da obesidade, doença crônica caracterizada pelo exagero de gordura no organismo. Dessa forma, não só os peixes morrem literalmente pela boca. Nós seres humanos nos “matamos” um pouco todos os dias quando ingerimos as “iscas” lançadas pelo mercado alimentício sem refletir sobre os impactos que uma alimentação inadequada pode causar a nossa saúde.

LEMBRE-SE “VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”.

PTN NEWS