Dada como morta, idosa acorda dentro de caixão durante seu próprio velório no Equador

Bella Montoya, de 76 anos, encontra-se internada em um hospital; segundo a AFP, Ministério da Saúde do país deve se pronunciar nas próximas horas

Uma idosa despertou dentro de um caixão depois de cinco horas de velório e agora está em um hospital no Equador, onde foi declarada morta, relatou seu filho no domingo.

Um vídeo divulgado na rede social Twitter mostra Bella Montoya, de 76 anos, dentro de seu próprio caixão já aberto, respirando com dificuldade após o longo confinamento, enquanto dois homens a ajudam.

Com a “mão esquerda ela batia no caixão”, contou o filho, Gilbert Balberán, que na sexta-feira teve que providenciar a doação de um caixão por falta de dinheiro.

— Nos deram até um certificado de óbito —, disse Balberán em um vídeo divulgado na mídia local. A imprensa repercutiu a notícia inusitada com manchetes celebrando a “ressurreição” da idosa.

— Minha mãe está com oxigênio. Seu coração está estável. O médico beliscou sua mão e ela reagiu; me dizem que isso é bom, porque significa que ela está reagindo aos poucos —, acrescentou o homem em declarações divulgadas pelo jornal El Universo.

Na sexta-feira, Montoya foi declarada morta em um hospital na cidade costeira de Babahoyo (sudoeste). Uma fonte do Ministério da Saúde consultada pela AFP afirmou que “nas próximas horas” será emitido um comunicado a respeito. Ao canal de televisão Ecuavisa, o órgão confirmou que a idosa permanece na unidade de tratamento intensivo do hospital Martín Icaza, mas não deu detalhes sobre seu quadro de saúde.

A idosa teria sido declarada morta devido a uma parada cardiorrespiratória decorrente de uma doença cerebrovascular não especificada, mas o que ela sofreu foi uma catalepsia, segundo a mídia local.

— Aos poucos estou assimilando o que aconteceu. Agora só peço que a saúde da minha mãe melhore. Eu a quero viva e ao meu lado —, afirmou Balberán, que havia visitado a idosa no domingo na unidade de terapia intensiva.(oglobo)

Voz da Bahia