Editorial, Arrocha: o estilo musical do Brasil que ama ser brega e ser feliz

4

Do ptn News

Para vivermos em sociedade temos que aprender a conviver com pessoas e grupos de pessoas diferentes de nós. Grupos diferentes, escolhas e gostos diferentes dos nossos, todas essas coisas e entre tantas outras vem contribuir para nos tornarmos singular.

O que vem chamando bastante atenção, e causando grandes debates, queixas e discursões é o estilo musical denominado Arrocha.

Há diversos estilos musicais, para diversos tipos de públicos, classes, o s quais possuem diversos gostos e preferências, algumas dessas pessoas se acham no direito de pensar que o seu estilo de música é o melhor, é o correto, é o tipo de música de pessoas inteligentes e refinadas.

Determinado grupo da sociedade tendem a discriminar os demais estilos de música e também o grupo de pessoas que ouvem outros estilos de música.  Supostamente está superioridade no bom gosto musical é alicerçada em dois fatores principais:

O Financeiro ou social. Argumentando que seus padrões de vida os possibilitam ter um gosto mais refinado e melhor. Portanto A escolhas musicas feita pela elite, são as corretas, pois são possuidores de uma cultura superior.

O intelecto maior. Os grupos de pessoas consideradas mais inteligentes são as que supostamente possuem gostos mais refinados e melhores. Pois estão dentro de uma cultura superior, portanto a outra parte da sociedade menos esclarecida e de baixo intelecto deve segui-los. Por possuírem saber diferentes, rebuscados, são mais capazes de analisar o que é uma música de qualidade e o que é ou não aceitável. Logo o que se deve produzir consumir, ouvir e comprar!

O Arrocha estilo musica que nasceu na Bahia na cidade de Candeia e ganhou o Brasil, O termo foi criado em meados de 1999, estilo em que os casais dançam agarradinho, as letras do arrocha original são românticas, falam de amores perdidos, impossíveis e não usam termos que remetem ao sexo ou pejorativos. Os músicos misturam seresta, música brega e romântica. Hoje o ritmo vem influenciando os cantores sertanejos e ganham arranjos mais dançantes.

Apesar de todas criticas e debates, o Arrocha caiu no gosto popular e hoje podemos dizer que virou moda atingindo todas as classes e gostos e idades. Já há 12 anos no mercado, este estilo musical longe de desaparecer vem se tornando cada dia mais forte.

Se disserem que o arrocha é brega, então este estilo musical que vem conquistando grandes nomes da música como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Zezé de Carmargo e Luciano entre outros conquistou o Brasil. O que por tabela podemos dizer que o Brasil é brega! E que o brega é bom!

Defender seu estilo musical é permitido, desde que seja feito de uma forma respeitosa, lembrando que todos são livres para ouvir e curtirem os demais tipos de musicas que escolherem. Não se pode decidir o que os outros deverão gostar ou não, o que é melhor ou pior para eles, ou mesmo o que devem ou não fazer. Cada um é livre para viver, a discriminação de outros estilos musicais ou as pessoas, pelo estilo de música que estas ouvem, associando a elas coisas negativas, depreciativas, humilhantes é preconceito e não deve ser tolerado.

 “Aê paixão”

André Luz