Eng. Agronoma explica as diferenças entre calcário e gesso para correção do solo.

Calcario X Gesso

O gesso e o calcário são dois insumos agrícolas usados para corrigir o solo, muita gente confunde os dois produtos e para que servem, por isso hoje vamos trazer essas diferenças. Vamos começar.

Calcário

Calcário é um insumo agrícola que tem como função reduzir a acidez do solo, aumentando o pH ( potencial hidrogeniônico) para níveis aceitáveis pela maioria das culturas, o calcário ainda fornece cálcio e magnésio dois importantes macronutrientes na nutrição das plantas. A aplicação de calcário no solo é uma pratica comum, recomendada e se chama calagem.

Outras características importantes do calcário é que o mesmo possui pouca mobilidade no solo, uma baixa solubilidade em agua e ao ser aplicado na superfície do solo sua atuação não será efetiva nas camadas mais profundas do solo, onde fica a maior parte das raízes. Então a calagem é bastante efetiva na camada mais superficial do solo, por esse motivo tem se utilizado um outro aliado para corrigir o solo nas camadas mais profundas, o gesso.

Gesso

O gesso agrícola é basicamente o sulfato de cálcio diidratado, obtido como subproduto industrial, e tem sido usado na agricultura nos últimos anos com a função de fornecer Calcio e Enxofre e neutralizar o Alumínio nas camadas mais profundas do solo. O alumínio é toxico para as plantas, e o cálcio e o enxofre são essências na nutrição vegetal.  O gesso só deve ser recomendado em condições especificas por técnico ou Agrônomo e com base numa analise de solo.

Tendo exposto tudo isso, fica claro que o gesso não substitui o calcário, mais é um aliado na correção do solo. O calcário é essencial para redução da acidez, coisa que o gesso não faz.

Bom fim de semana e lembre-se de procurar um profissional da área para tirar mais dúvidas.