Orkut reativa site e posta mensagem enigmática

 

Criada em 2004, a primeira grande rede social pode estar de volta. Na quarta-feira (27), Orkut Buyukkokten – engenheiro de software que criou e batizou o Orkut – recolocou na internet a página inicial da ferramenta. O ex-empregado do Google postou também uma mensagem enigmática, na qual afirma que está em um novo projeto, mas não detalha qual. Por enquanto, o site tem apenas a página inicial e um espaço para cadastrar interessados em saber novas informações da proposta.

No texto, publicado em inglês e português, Orkut se disse uma pessoa otimista e que acredita no poder da conexão entre as pessoas. “Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo”, declarou.

Criada em janeiro de 2004, essa rede social teve no Brasil e na Índia seus principais públicos. Após a consolidação do Facebook e do Twitter, foi perdendo espaço no mundo inteiro. Adquirida pela Google, a rede social foi extinta em 2014.

Orkut Buyukkokten criticou a situação atual destas ferramentas na mensagem em que reativa a página principal da rede social. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline”. Com informações do site Techtudo