BAHIA VENCE E ESTÁ FINAL DO BAIANÃO

O Bahia precisava de um simples empate, que não aconteceu. O Bahia confirmou o favoritismo, derrotou o Serrano por 1 a 0 e garantiu uma vaga na final do Campeonato Baiano de 2014, na tarde deste sábado (29), na Arena Fonte Nova.

PARA 65%, MULHER QUE MOSTRA CORPO MERECE SER ATACADA


Maioria dos brasileiros acredita também que número de estupros diminuiria se mulheres soubessem se comportar, mostra estudo do Ipea

São Paulo – Seis em cada 10 brasileiros acreditam que se as mulheres “soubessem se comportar”, haveria menos estupros no país. O dado é do estudo “Tolerância social à violência contra as mulheres”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira, que mostra a visão da população sobre agressões e abusos contra pessoas do sexo feminino. 


Nesta mesma direção, 65,1% dos quase 4 mil entrevistados disseram concordar total ou parcialmente que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.
E acredite: tanto homens quanto mulheres foram entrevistados. Elas, na verdade, foram a maioria dos consultados no levantamento (66%). 

Os resultados foram considerados preocupantes pelo Ipea, que observou contradições na visão dos brasileiros. 
Por exemplo, 91% das pessoas questionadas concordam total ou parcialmente que “homem que bate na esposa tem que ir pra cadeia”.
Para o instituto, embora a violência física não seja mais tolerada, a grande maioria da população ainda enxerga o homem como o chefe da família e que à mulher cabe “se dar ao respeito” – 34,6% concordam que tem mulher que é para casar e tem mulher que é para cama. 
Essa percepção parece ainda mais preocupante diante dos recorrentes relatos de abusos sexuais no transporte público nas cidades brasileiras.
Só na cidade de São Paulo, 30 grupos de molestadores que atuam no Metrô e na Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) estão sendo investigados pela Polícia Civil.
Os dados do Ipea fazem parte da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), realizada com 3.810 pessoas em 212 cidades de todos os estados do país, entre maio e junho de 2013. 

SOLDADO DE ILHÉUS É CONDENADO POR MOTIM DE 2012

O soldado Augusto Leite Júnior foi condenado a 6 meses de prisão pela Justiça Militar por ter liderado o motim da PM em Ilhéus, em fevereiro de 2012. A condenação é de primeira instância. O soldado foi a julgamento na quinta-feira, em Salvador, e acabou condenado por unanimidade. O policial é ligado à Aspra (Associação de Praças e Bombeiros), considerada a mais combativa das associações de policiais militares na Bahia. A maioria dos líderes da greve é associada à Aspra, que comandou o motim de 2012. Augusto Júnior disse que a condenação ocorreu sem que suas testemunhas fossem ouvidas pela Justiça Militar. A audiência de defesa está marcada para o dia 5 de maio. A justiça militar havia marcado a oitiva das testemunhas para o início deste ano. A audiência não ocorreu porque a promotora do caso não compareceu. Augusto anunciou que recorrerá da decisão.  (A Região)

PROTESTO NA WEB CRITICA CULTURA DE ESTUPROS

Um dia depois de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgar uma pesquisa que revela que 65% dos brasileiros acham que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas, as redes sociais se tornaram palco de protestos e debates. No Facebook, mulheres de todo o Brasil se organizaram para protestar contra o resultado da pesquisa. “Você não concorda com isso? Nem eu! Então bora mostrar o corpo pra mostrar o quão revoltadas estamos?”, convocava o texto publicado na página do evento na rede social. Até as 21h, desta sexta-feira (28), a manifestação virtual teve adesão de 16 mil pessoas. “A ideia é que a gente tire a roupa e se fotografe, da cintura para cima, com um cartaz tampando os seios com os dizeres Eu também não mereço ser estuprada e postemos, todas juntas, ao mesmo tempo, online”, explicava a organizadora do ato, a jornalista Nana Queiroz.

Ela estimulava as mulheres a postarem fotos da maneira que se sentissem à vontade: “de burca, de roupa de futebol ou de biquíni”, exemplificava. Com a hashtag #EuNãoMereçoSerEstuprada, as pessoas começaram a postar suas fotos às 20h. Reunidas, sozinhas, velhas, novas e até amamentando, as mulheres exibiram seus cartazes. Homens também aderiram ao protesto. “Canso de escutar que se uma mulher usa roupa curta é pedir pra ser estuprada. E quanto a homens sem camisa? Eles também estão pedindo isso?”, escreveu Eduardo Winther de Medeiros, que exibia um cartaz com os dizeres: “Roupa curta não justifica estupro”. Johannes Antonius Wiegerinck também apoiou a causa: “Se eu vir você abusando de uma mulher, eu vou quebrar o seu pescoço – fisicamente, verbalmente ou moralmente”. Apesar da grande adesão, algumas mulheres se sentiram intimidadas com comentários machistas em seus posts. “Em um movimento virtual que tem como objetivo o respeito às mulheres, eu publico uma foto e sou xingada. É como ser rotulada e julgada”, reclamou uma manifestante. As outras a apoiaram: “Não dê ouvidos a eles. Nos enjoa ver gente que pensa assim”.

ESTATAL LEVA 21 MESES PARA ABRIR INVESTIGAÇÃO

O Conselho de Administração da Petrobras tratou no mínimo cinco vezes da compra da refinaria de Pasadena (EUA), conforme mostram atas de reunião entre 2006 e 2012, mas levou pelo menos 21 meses entre tomar conhecimento sobre supostos problemas no contrato e a abertura de uma investigação interna para apurar o caso. As atas de números 1.268, 1.301, 1.303, 1.320 e 1.368 mostram que a presidente Dilma Rousseff – ministra da Casa Civil no período em que foi conselheira da Petrobras – participou das quatro primeiras reuniões da lista, sempre como chefe do colegiado. A última foi em 2009. Dilma deixou a presidência do conselho em 2010, quando disputou a eleição ao Planalto.

 A atual presidente da Petrobras, Graça Foster, participou da quinta reunião, em 13 de junho de 2012, três meses após assumir o comando da empresa. Nesse dia, foi discutida a omissão de falhas no acordo de compra da primeira metade da refinaria, como a cláusula que assegurava rentabilidade de 6,9% à belga Astra Oil em condições especiais. A afirmação é do conselheiro Silvio Sinedino, que estava presente na reunião.”Pedi que fosse apurado quem tinha enganado o conselho. Mas nada foi feito na época, mesmo porque não era ano eleitoral”, disse. “Nessa reunião, veio à tona a existência da cláusula de rentabilidade e que ela não havia sido apresentada anteriormente ao conselho.” A Petrobras só abriu investigação interna sobre a compra da refinaria nesta semana, quando a presidente Graça Foster disse ter sido surpreendida pela existência de um comitê de proprietários de Pasadena, em que a estatal era representada pelo então diretor Paulo Roberto Costa, preso neste mês pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. A menção à existência das falhas do contrato de Pasadena não foi registrada na ata de junho de 2012.

APÓS PROPAGANDA, ROBERTO CARLOS VAI A CHURRASCARIA, DIZ JORNAL

Segundo informações da coluna Olá!, do jornal Agora São Paulo, depois de fazer a campanha publicitária da marca de carnes Friboi, e ser alvo de críticas por sempre ter alegado não comer carne vermelha, Roberto Carlos foi visto saindo de uma churrascaria na madrugada da última sexta-feira (28), no Rio de Janeiro. A parceria de Roberto Carlos com a Friboi foi anunciada oficialmente em 21 de fevereiro, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo. Na ocasião, o músico entrou na sala do evento sob aplausos, gritos de “eu te amo” e ao som de Esse Cara Sou Eu.

“Tudo o que eu escolho para minha vida, são verdades minhas. Voltei a comer carne recentemente. Comecei a comer mais quando vi o Tony Ramos”. “Fiquei quase 30 anos (sem comer carne), porque achei que deveria. Fui ao meu médico ortomolecular e ele achou que eu deveria voltar. Aí, eu voltei”, explicou. Questionado sobre quando teve vontade de consumi-la novamente, brincou: “comecei a ter vontade desde o dia em que eu parei. Quando fiz isso, foi por influência de amigos vegetarianos”.

NO AM, ACIDENTE ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHÃO MATA MAIS DE DEZ PESSOAS

Um micro-ônibus e um caminhão bateram de frente por volta das 19h40 desta sexta-feira (28), na Avenida Djalma Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo informações do IML, até as 02h00 de sábado (29), foram confirmadas a morte de 14 pessoas, entre elas os motoristas dos dois veículos, uma criança e uma grávida. O caminhão prestava serviços para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

A prefeitura decretou luto oficial de três dias na capital. De acordo com informações da polícia e de testemunhas, o caminhão trafegava no sentido bairro-centro quando perdeu o controle, atravessou o meio-fio e invadiu a contramão, batendo de frente com o coletivo, que fazia a linha 825 (Redenção-Bairro da Paz). Testemunhas disseram ainda que o micro-ônibus estava lotado e muitos passageiros estavam em pé no interior do veículo. O eletricista Pablo Pessoa, de 23 anos, estava saindo de uma faculdade localizada em frente ao local do acidente e viu a colisão. “Vi uma S-10 [picape] vindo em alta velocidade. O motorista da S-10, que estava atrás da caçamba [caminhão], conseguiu passar dela.

BRASIL AINDA É IMATURO EM MARKETING DIGITAL, MAS CRESCE RÁPIDO

Uma das vantagens de ser subdesenvolvido é pular etapas da evolução, pelo menos segundo o diretor sênior do Adobe Marketing Cloud, Matt Langie. De acordo com o executivo, o Brasil em geral ainda é imaturo com relação às possibilidades do marketing digital, mas pode crescer rápido, tendo como modelo experiências já resolvidas nos Estados Unidos ou Europa. “O tempo para a maturidade está diminuindo a cada ano.  Os países emergentes adotam a última tecnologia, ou seja, tablets já vendem mais que notebook, smartphones mais que linhas fixas.

Estão pulando ciclos que os EUA passaram e chegando ao futuro mais rápido”, afirmou Langie durante o Adobe Summit, em Salt Lake City (EUA). Com menos de metade da população com acesso a internet, o Brasil tem um grande potencial para as empresas que abraçam o mundo digital. Segundo Langie, “é possível que já existam empresas no Brasil que são mais maduras do que muitas nos EUA, depende do que elas esperam do digital e o quanto investem”. É o caso de três companhias que apresentaram seus cases nesta semana no Adobe Summit: Terra, Nova Pontocom e Fiat (por meio da AgênciaClick Isobar). De acordo com pesquisa da IDG Connect em parceria com a Adobe, 100% dos principais departamentos de marketingo do Brasil usam análise de dados, mas apenas 24% integram dados offline e online. O planejamento de marketing das 100 empresas que participaram da pesquisa prevê ampliação da automação no marketing por meio de ferramentas digitais – atualmente 38% usa o serviço, mas o índice deve dobrar em 12 meses. Outras prioridades serão a segmentação das campanhas e veiculação em dispositivos móveis. (Terra)

DF: CONSUMIDORES FAZEM PROTESTO ABASTECENDO COM R$ 0,50 EM POSTOS

Cerca de 100 motoristas fizeram um protesto diferente para pedir a redução no preço da gasolina. No fim da tarde de hoje (28), eles foram a um posto no centro de Taguatinga, cidade a aproximadamente 25 quilômetros de Brasília, e todos abasteceram apenas com R$ 0,50, muitas vezes usando o cartão de crédito para pagar, e pediram a nota fiscal. A intenção do protesto, que foi organizado pelas redes sociais, é causar prejuízos aos donos dos postos de gasolina com a emissão das notas ficais com valores baixos.

“De janeiro até agora já tivemos quatro aumentos no combustível. Não queremos prejudicar os donos dos postos, mas em Brasília é absurdo que todos os postos cobrem R$ 3,15 por litro de gasolina”, disse Charles Guerreiro, presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores de Combustíveis e Derivados, ao justificar o protesto. O servidor público Rodrigo Augusto abasteceu os R$ 0,50. Para ele, isso é uma forma de mostrar que o brasileiro não vai aceitar os reajustes. “O brasileiro tem facilidade para comprar o carro, mas não consegue pagar a prestação e colocar gasolina com esses preços absurdos. A gente protesta de forma pacifica e mostra que temos que juntar o que dá para pagar o combustível”, disse o servidor, que pagou o valor com moedas de R$ 0,01. Apesar de considerar legítima todas as formas de protesto, Ricardo Recch, um dos sócios do posto, acredita que lá não é o lugar certo para este tipo de manifestação. “Quem faz o reajuste é a Petrobras, eu acredito que o lugar mais apropriado seria na sede da estatal ou nos órgãos governamentais responsáveis pelo aumento. O posto apenas faz o repasse”, disse Recch. Outros protestos semelhantes estão previstos para a noite desta sexta-feira em mais postos da capital federal. (Agência Brasil)

COPA DO MUNDO: BRASIL COMPRA DRONE POR R$ 18 MILHÕES PARA REFORÇAR SEGURANÇA

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
Com o objetivo de reforçar a segurança durante a Copa do Mundo, o Brasil comprou um drone do Exército israelense por US$ 8 milhões, o que equivale a cerca de R$ 18 milhões, segundo a Folha de S. Paulo. Os drones ou vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) são manipulados por controle remoto e têm sido bastante usados recentemente, principalmente pelas forças de segurança dos Estados Unidos e de Israel. Chamado de Hermes 900, o equipamento adquirido tem autonomia de voo de 36 horas e chega a 9 mil metros de altura. O drone será utilizado para vigilância em áreas de grande concentração de pessoas durante as partidas do Mundial, que começa em 12 de junho, com o duelo entre Brasil e Croácia, no Itaquerão, em São Paulo. O veículo chega ao país no começo de maio, segundo a Força Aérea Brasileira, que já contava com o Heron 1. A FAB informou ainda que o novo drone tem dez câmeras de alta resolução “que permitem a vigilância de uma região inteira”.