APRESENTADORA PASSA MAL E DEIXA O BOM DIA BRASIL ANTES DO PROGRAMA TERMINAR

Um susto daqueles na manhã desta quinta-feira (26), nos estúdios de jornalismo da Globo. A apresentadora Ana Luiza Guimarães se sentiu mal enquanto comandava o telejornal e deixou o estúdio antes do fim. O jornalista Rodrigo Boccardi, que comandava a tração ao lado de Ana Luiza, informou aos telespectadores que ela não voltaria ao ar, pois estava passando mal. Boccardi comandou a atração sozinho até o final. Ao fim do Bom Dia Brasil, ele avisou que a jornalista já estava passando bem e que retornaria ao jornal na sexta-feira (27). Ana Luiza usou seu perfil no Twitter para falar sobre o acontecido. Queridos, estou bem! Tive um mal-estar e o querido Rodrigo Boccardi está tocando o barco. Amanhã estarei de volta c vcs!! Obrigada pelo carinho!”, disse ela na rede social. (Correio)

FORAGIDO DA POLÍCIA É RECOLHIDO POR CAMINHÃO DE LIXO APÓS DORMIR EM CONTÊINER NO RS

A Brigada Militar descobriu que um foragido da polícia dormia em um contêiner após ter sido recolhido por um caminhão de coleta de lixo na quarta-feira (25) em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. A identificação foi feita no Hospital Pompeia, onde ele passou por atendimento após ter sido levado até o aterro sanitário da cidade. Conforme a Brigada Militar, o homem tem 28 anos. O comunicado de que uma pessoa havia sido transportada em meio a sacos de lixo e descarregada no aterro sanitário que fica no bairro São Giácomo foi feito por funcionários. Ele estaria lesionado. Por isso, uma ambulância do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi deslocada para levar o homem até um hospital. No Hospital Pompeia foi descoberta a identidade do homem. A Brigada Militar constatou, então, que ele era um foragido da polícia e lhe deu voz de prisão. Ele foi atendido e medicado antes de ser liberado. Conforme a instituição, ele sentia apenas dores no corpo. Em seguida foi levado até a Delegacia de Polícia de plantão de Caxias do Sul, para depois ser encaminhado novamente ao sistema prisional. (G1)

PELA 6ª VEZ, IGOR KANNÁRIO É APREENDIDO EM BLITZ TODO IRREGULAR

Ele não se cansa de parar em blitz e de servir como mau exemplo aos fãs. O cantor Igor Kannário foi novamente apreendido após ser parado em uma blitz realizada, nesta quinta-feira (26), próxima ao Hotel Deville, no bairro de Itapuã, onde o cantor estava hospedado. Quando saiu do hotel, o artista foi abordado pelos policiais e, pela 6ª vez, foi autuado em flagrante por estar sem Carteira de Habilitação (CNH), sem step e com o IPVA atrasado desde 2012. O site Bocão News flagrou toda a ação. Policiais da 15ª Independente da Polícia Militar (CIPM) ainda estão no processo de abordagem. O cantor não quis comentar o assunto. Em outubro deste ano, Kannário teve o veículo apreendido pelos mesmos motivos. Dirigir sem carteira de motorista  é considerada uma infração gravíssima, cuja multa mínima é de R$ R$574. (Fotos: Bocão News)

MANICURE MORRE APÓS LEVAR CHOQUE EM CHAPINHA DE CABELO

Corpo da jovem foi encontrado dentro de casa; Ela ainda segurava o equipamento, que estava ligado na tomada
Uma manicure de 22 anos identificada como Kariny Matias Pires , morreu após levar um choque em uma chapinha para alisar cabelo, na tarde de quarta-feira (25) em Goiânia.

De acordo com informações do G1, a jovem  foi encontrada por vizinhos, no chão da casa onde morava, com o equipamento na mão, já que a porta estava aberta e acionaram a Polícia Militar.

Segundo a PM, os policiais teriam sido os primeiros a entrar na casa e encontraram a jovem totalmente despida. O perito criminal que atendeu a ocorrência constatou que Kariny foi vítima de choque elétrico. Ela utilizava uma chapinha de cabelo e um dos botões do aparelho estava com os fios desencapados, o que teria causado o acidente. A jovem foi atingida, segundo o Instituto de Criminalística, por uma descarga elétrica de 220 volts.

COM AUMENTO DO IPI, VENDAS DE CARROS DEVEM CAIR PELA 1ª VEZ EM 10 ANOS

O aumento de 3% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), previsto para 2014, embora já esperado, pega a indústria automobilística nacional em um momento de queda de vendas, cenário que não se via há uma década. De acordo com levantamento feito pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o último ano em que o setor teve retração em relação ao anterior foi em 2003. Desde 2007, o comércio batia sucessivos recordes. Para 2013, as fabricantes previam mais um deles, mas foram atropeladas pelo esgotamento da capacidade de compra do consumidor, pela alta dos juros e dificuldade no crédito. A entidade estima em 1,6% a 1,7% a queda de vendas neste ano, na comparação com 2012. Até novembro, a redução acumulada era de 1,4% e os números preliminares de dezembro não indicam reação suficiente nem mesmo para um empate.

GOVERNO DO ES SUSPENDE TEMPORARIAMENTE DOAÇÕES; SOBE PARA 21 NÚMERO DE MORTES DEVIDO ÀS CHUVAS

As doações destinadas aos atingidos pelas fortes chuvas no Espírito Santo foram suspensos pelo governo estadual. Por conta do grande número de donativos acumulados, o governador Renato Casagrande tomou, nesta terça (25), a decisão de interromper temporariamente o recebimento de ajuda. Equipes do governo irão organizar o que já foi doado durante a semana para que nada seja desperdiçado. Segundo o segundo o secretário Estadual de Assistência Social, Helder Salomão, as doações irão voltar a ocorrer nos próximos dias. Até o início da tarde de quarta (25), de acordo com a Defesa Civil, mais de 48 mil pessoas estavam desabrigadas. Subiu para 50 o número de municípios mais afetados e 21 pessoas já morreram em consequência das chuvas, que atingem o estado há mais de 10 dias.

COMERCIANTE É PRESA APÓS CONFESSAR TER MATADO O NAMORADO

A comerciária Miraci Pereira Casaes, suspeita de ter assassinado com mais de 40 facadas o dentista George Pereira da Costa no último dia 17, foi presa após se apresentar na Delegacia de Homicídios para prestar depoimento nesta terça-feira, 24. Ela está detida no Conjunto Penal de Feira de Santana. Depois de um interrogatório que durou cerca de 32 horas, a suspeita recebeu voz de prisão dada pela delegada adjunta Dorean Soares, que estava de posse de um mandado de prisão preventiva assinado pelo juiz substituto Rafael Guedes. Acompanhada de um advogado, a comerciária não quis falar com a imprensa. A delegada informou, no entanto, que a mulher teria alegado em depoimento que matou o dentista porque ele assediava sua filha de 18 anos e porque teria consumido drogas antes do crime. “Ela disse que durante a relação sexual George ficava pronunciando o nome da filha (de Miraci) e que ela já havia flagrado ele cheirando peças íntimas da garota, o que a deixou furiosa”, disse Dorean Soares. A delegada disse ainda que Miraci teria afirmado que amarrou o dentista a mando dele. “Ela contou que aproveitou que ele estava imobilizado e cometeu o crime”, disse. Após o depoimento, Miraci foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer exames de corpo de delito e levada para o Conjunto Penal.

Entenda o crime
O dentista George Pereira da Costa, 40 anos, foi morto com mais de 40 facadas. A vítima foi encontrada por familiares de Miraci dentro da casa onde ela residia no bairro Gabriela. Uma sobrinha da comerciária teria escutado gritos de socorro vindo da casa da tia e chamou a mãe para verificar o que estava acontecendo. Ao chegar ao imóvel, ela encontrou a irmã suja de sangue e o cunhado deitado na cama do casal nu e bastante ferido. Ela acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que já o encontrou sem vida. A comerciária aproveitou para fugir utilizando o serviço de mototaxista. Em depoimento na delegacia, a filha de Miraci contou que momentos antes do crime havia encontrado o casal na rua e os dois estavam brigando, mas que não pensou que era nada grave, uma vez que eram constantes as brigas motivadas por ciúmes. (ATarde)

UNEB OFERECE CURSOS DE INGLÊS E FRANCÊS A PREÇOS POPULARES

Tem vontade de aprender inglês ou francês? O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) oferece 250 vagas para as novas turmas dos cursos destes dois idiomas. O investimento é de R$ 280 por semestre. São disponibilizadas 200 oportunidades para inglês e 50 para francês para os níveis básicos, intermediários e inglês instrumental. Os interessados podem se inscrever a partir do dia 6 de janeiro até o dia 10 deste mesmo mês e as matrículas devem ser realizadas no Campus I da UNEB, em Salvador, das 9h às 12h e das 14h às 18h. (IBahia)

VAI VIAJAR DE MOTO? VEJA QUE CUIDADOS PARA TOMAR ANTES DA ESTRADA

O sucesso de uma viagem depende de vários fatores e um dos mais importantes é um planejamento mínimo. É claro que nada impede que você saia “na louca”, tipo “fui”, mas preparar a moto evita muitos problemas.
Uma motocicleta, seja de que tipo for, é um veículo fascinante também pelo “mágico” – e por vezes crítico – equilíbrio que uma roda alinhada à outra oferece.

Por conta desse peculiar arranjo, sabemos que moto parada não fica em pé, a não ser se apoiada no cavalete. Assim, aproveite esse momento no qual sua moto está apoiada e parada e agache-se, para olhar com atenção, de pertinho, o ponto de contato dela como o planeta Terra. Inspecione minuciosamente não só pneus, mas também as rodas.

Não é preciso ser especialista: o óbvio você já sabe: pneu novo funciona melhor do que pneu velho. Porém, cuidado com um erro clássico dos inexperientes, que é o de esquecer que os pneus “zero quilômetro” vêm com uma camada de proteção extremamente escorregadia, que exige alguns bons quilômetros para ser devidamente retirada e, só então, os pneus passarão a funcionar como devem.

Pneus
Se seus pneus tiverem já algum tempo de uso, procure por deformações, cortes ou objetos estranhos encravados na banda de rodagem. Nesse último caso, se forem pneus do tipo sem câmara, não retire o “ET” espetado na banda, uma vez que isso pode significar a abertura para a passagem do ar. Procurar um borracheiro é a melhor saída.


Falando neles, nos borracheiros, consertar pneus é o negócio da categoria, mas entender de mecânica, a ponto de saber desmontar rodas de diversos tipos de moto, não. O mínimo que você deve saber antes de pegar uma estrada de verdade é ter noção de como retirar as rodas para que o profissional faça o serviço na borracha. Ter as ferramentas é fundamental, e todas motos saem de fábrica como um kit para este fim. A sua moto tem o jogo completo?
Transmissão: corrente, cardã ou correia?
Outro componente que dá dor de cabeça em viagem é o sistema de transmissão. Sua moto tem eixo cardã ou correia dentada? Se sim, parabéns, pois são sistemas que, se bem tratados (leia as recomendações no manual do proprietário), têm uma vida útil longa e não exigem regulagem. No entanto, a maioria das motos tem mesmo o velho sistema de transmissão por corrente que, junto ao famoso pinhão e a popular coroa, forma o que se chama vulgarmente de “relação”.


Assim como pneus, conjunto de transmissão bom é o novo. Do trio que compõe a tal “relação”, a corrente é o elemento mais delicado e que merece maior atenção – leia-se lubrificação. 
Se estiver viajando por estrada de terra, a frequência dessa lubrificação deve ser grande. Quanto? Vai depender do clima: se chuvoso, pelo menos a cada 200-300 km rodados; com tempo seco, a cada 1.000 km, pelo menos. E o produto deve ser aquele moderno, aderente, mais importante em sua bagagem do que seu desodorante.
Sistema elétrico: dor de cabeça
Ainda no aspecto técnico, há dois pontos que são geradores de dor de cabeça, especialmente em motos mais velhinhas: sistema elétrico e cabos.

Ter fusíveis de reserva (e saber onde estão os fusíveis que eventualmente podem ter queimado) é outro assunto em que o manual do proprietário (ou seu mecânico) pode te ajudar. Já que vai levar fusíveis, leve também lâmpadas, ao menos três: uma de pisca, uma de freio/luz de posição (geralmente bifilamento) e a principal, e mais cara, a do farol.
Quanto aos cabos, de embreagem acelerador e (se houver) de freio, lembre-se que lubrificação é sempre bem-vinda, e que cabo duro de acionar, que range – ou ambos – é indício de problema.
De resto, evidentes conselhos são verificar se seus freios não estão no limite de desgaste, se a troca do óleo e filtro (se houver) é necessária e se o filtro de ar está devidamente limpo e desobstruído.
Viagem longa
Na hipótese de uma viagem longa, uma boa conversa com seu mecânico de confiança é necessária: ele sabe (e você deveria saber também) para quando estará programada a próxima manutenção e o que pode ser antecipado para poder viajar sem susto. Não tem mecânico de confiança? Bem, arranje ao menos um mecânico para te aconselhar o que vale a pena fazer em termos de manutenção preventiva.

Um ponto delicado para quem roda Brasil afora é o abastecimento. A qualidade do combustível varia muito e não é difícil encontrar a famosa “batizada” sendo vendida como gasolina boa. Alguns efeitos de gasolina ruim podem ser atenuados com filtros suplementares,  algo que também deve ser tema de consulta a seu mecânico, que pode recomendar  (ou não) esse recurso, de acordo com o tipo de moto que você tem.
Bagagem não pode ficar frouxa
Se sua moto tem malas laterais ou alforjes, assim como um baú e bolsa de tanque, sua vida está facilitada. Se não tem nada disso, saiba que quanto menos tralha se leva em uma moto, melhor.


Elásticos ou aquelas redes com vários ganchos são a clássica solução para fixar tudo à porção traseira do banco ou em um hipotético – e hoje cada vez mais raros – bagageiro traseiro.
E se você estiver acompanhando? Alforjes de cordura específicos para sua moto são uma boa solução, certamente melhor do que carregar uma mochila no peito e outra nas costas do acompanhante, coisa que reduz a mobilidade e pode cansar.
É importante lembrar aos menos experientes que uma moto – qualquer que seja – é um veículo muito sensível às variações de carga, o que pode mudar substancialmente o comportamento dinâmico em curva, frenagem ou mesmo nas retas, em situação de mudanças rápidas de faixa de rolamento.
A bagagem jamais pode ser fixada à moto de modo frouxo, que permita sua movimentação, pois isso pode ser desastroso em uma situação que exija uma manobra mais decidida.
Dá para ter conforto?
Quanto ao seu conforto, o elementar conselho é usar um traje que ofereça proteção e ao mesmo tempo não seja incômodo: algumas calças e jaquetas parecem ser o máximo em termos de segurança por conta dos elementos rígidos colocados nas partes mais afetadas em acidentes, como antebraços, cotovelos, ombros, joelhos e canela, mas, ATENÇÃO, pois o desconforto causado por essas verdadeiras armaduras pode ser mais prejudicial que usar trajes não tão extremos, mas dentro dos quais a vida é melhor…


Pelo mesmo caminho vão as proteções das extremidades: capacete, luva e botas. Aperto não pode nem nos pés, mãos e muito menos na cabeça, no entanto, um capacete bom não deve rodar na sua cabeça quando você a agita rapidamente de um lado para outro.
Uma entrada excessiva de ar, sem chance de regular a ventilação, é ruim em estrada, pois resseca os olhos, causando irritação e problemas de visibilidade. Chato também é o capacete ruidoso e contra isso a solução é difícil: ou seguimos conselhos de amigos/vendedores  de lojas ou… gastamos dinheiro, pois, invariavelmente, as marcas mais caras são as mais silenciosas e confortáveis em todos os aspectos.
As luvas justas são outro problema, pois, depois de horas ao guidão, as mãos incham e elas podem causar problemas de formigamento e perda de sensibilidade.

Mesmo se você acha que o banco de sua moto é ótimo, em viagens longas, com distância acima de 500 km/dia, ele se tornará um inimigo de seu traseiro. A posição obrigada, constante, agravada eventualmente pela presença de um garupa que não permita muito movimento, faz o humor cair a níveis pavorosamente baixos.
Solução? A almofada de gel. Há modelos específicos para motos, mas até mesmo aquelas que são vendidas em casa de artigos cirúrgicos servem. Fixada com elásticos finos ou tiras de câmera de ar, certamente não oferecem um visual de concurso de beleza ao seu veículo, mas preservarão uma parte do corpo da qual dependemos de maneira fundamental em viagens de moto.
Outro acessório que é capaz de tornar uma viagem de horror em grande prazer é o para-brisa, que permite manter velocidades maiores sem que a massa de ar nos empurre para trás, fazendo com que o guidão seja agarrado de maneira como se fosse a única tábua  boiando depois de um naufrágio.

No mercado há diversos tipos de para-brisas para todos os modelos de moto, assim como as motos que já vem com este acessório podem ser equipadas com versões maiores e/ou mais altas. Este anteparo pode não ser algo que agrade a todos no aspecto estético, mas do ponto de vista prático é indispensável em viagens médias e longas.
Um toque final diz respeito à conformação e ao material das manoplas: nem sempre o que é bom para um serve para outro. O mercado de reposição/paralelo oferecem manoplas com borracha de densidades diferentes e idem com relação aos diâmetros da empunhadura. Coisa sutil, mas que pode fazer a diferença na hora de apoiar as mão nelas durantes horas, dias ou até semana às vezes. Pesquisar, buscando alternativas às originais pode trazer bons resultados.

Na próxima semana, na terceira a ultima coluna desta série “viagem” abordaremos toques de pilotagem em estradas de todo o tipo. Muita gente sabe tudo, mas muita gente nem imagina como se comportar nos caminhos que levam até nossos objetivos. Até lá.